29 ABR 2013
Saúde do Trabalhador: Prefeitura alerta sobre a importância da prevenção

A Prefeitura Municipal de Marília está coordenando as atividades preventivas da Semana da Saúde do trabalhador. Na sexta-feira, foi realizado o 3º Encontro dos Cipeiros, no anfiteatro da Unimar (Universidade de Marília). No sábado, houve panfletagem sobre o tema no Terminal Rodoviário Urbano e durante toda essa semana, será realizada também a distribuição de panfletos em pontos estratégicos.

Segundo a supervisora do Cerest( Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Luciana Caluz Carvalho Pereira, essa data é importante para que toda a população reflita sobre os acidentes graves e fatais que ocorreram com trabalhadores nos últimos tempo. “O objetivo é destacar a importância de ações educacionais, preventivas e até curativas sobre o tema. Houve também a instalação no prédio da Prefeitura de um símbolo, um laço na cor preta, lembrando as mortes nos acidentes trabalhistas”, comentou Luciana.

Segundo ela, como Marília tem um potencial forte na indústria da alimentação, metalurgia e construção civil, há uma preocupação grande nesses segmentos. Outro setor, é o trânsito, devido a muitos acidentes no momento do transporte dos trabalhadores.

No ano de 2012, segundo o banco de dados da Finat(Ficha de Notificação de Acidente de Trabalho) foram registrados 2.468 acidentes no trabalho ou doenças decorrentes de atividades laborais. “Os dados mostram que o sexo masculino é predominantemente mais afetado representando 73,7% dos casos notificados. Embora haja um aumento dos casos envolvendo mulheres, eles representaram apenas 26,3%. Dos acidentes de trabalho ocorridos no município de Marília no ano de 2012, 76,9% foram acidentes típicos, 19,5% acidentes de trajeto e 3,6% doenças ocupacionais. A faixa etária mais acometida é de adultos jovens entre 20-29 anos e o ramo de atividade que mais causa agravos à saúde do trabalhador em nossa cidade é o de Indústrias de Transformação estando inserido neste o ramo de fabricação de produtos alimentícios. Com relação à gravidade, 1.532 casos foram classificados como leves, 683 moderados, 247 graves e 06 fatais”, informou Luciana.

A  Secretaria Municipal da Saúde faz parte da Renast( Rede Nacional Integrada à Saúde do Trabalhador), que por sua vez mantém em nível regional o Cerest(Centro de Referência em Saúde do Trabalhador). A atuação é de forma educacional, assistencial e fiscalizadora. As ações principais são capacitação em saúde pública ou privada, atendimentos especializados para o trabalhador(audiometria, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, acupuntura e segurança no trabalho), inspeções ao ambiente de trabalho para adequação em relação ao exigido pela legislação trabalhista, notificação dos acidentes de trabalho, investigação de todos os acidentes graves e fatais, como o acompanhamento do estado de saúde das vítimas além da atualização do banco de dados.

O Cerest pode ser utilizado por todos os trabalhadores, com carteira assinada ou não. Elem devem procurar o atendimento numa Unidade Básica de Saúde e, se for o caso, haverá o encaminhamento para o centro. Os profissionais que atuam são enfermeira do trabalho, enfermeira assistencial, engenheiro do trabalho, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico clínico geral/acupunturista, médico ortopedista, psicóloga, técnico em enfermagem do trabalho, técnico de segurança do trabalho e terapeuta ocupacional.

Também há ação da Cist(Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador). Uma vez por mês, representantes de sindicatos e da saúde se reúnem para debater o tema, visando adotar ações para combater o problema.

O programa tem como meta zelar pela saúde nos ambientes e nas relações do ser humano com o trabalho, promovendo saúde e eliminação dos fatores de risco. Há uma ligação direta com o sistema produtivo, força de trabalho, questões ambientais e seguridade social.

O Cerest desenvolve um programa de atenção básica, especializada e hospitalar, mantendo um alerta especial de vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental. O   trabalho é preventivo. Os fiscais quando  visitam as empresas, exigem vários documentos, que precisam estar sempre atualizados.

Em Marília, a informações podem ser passadas ao CEREST, na rua Sergipe nº895, ou pelos telefones 08007706510 ou 34134975. O horário de funcionamento é das 7 às 17 horas.

Luciana Caluz lembra a responsabilidade do trabalhador em relação a questão. “No momento de relatarem o ocorrido, os empregados não devem ter medo de relatar ocorrido. É a partir desse dado, que poderá ser traçado um planejamento para uma ação preventiva e educativa”, finalizou.

Foto Wilson Ruiz