12 SET 2019
SAÚDE
Prefeitura comemora os 15 anos do Samu com servidores; serviço faz 2,5 mil atendimentos por mês

População tem acesso ao serviço por meio do telefone 192 diariamente, 24 horas por dia

O prefeito Daniel Alonso, juntamente com os servidores da Secretaria Municipal da Saúde de Marília que atuam no Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – comemoram nesta sexta-feira, dia 13, os 15 anos da instalação da unidade no município. Mensalmente são realizados, em média, 2,5 mil atendimentos, com chamadas geradas pelo telefone 192.

A equipe de profissionais capacitados e certificados pelo Ministério da Saúde é formada por condutores/socorristas, técnicos de enfermagem, enfermeiras, médicos, operadores de rádio comunicação e telefonistas auxiliares da regulação médica, entre outros.

Reconstruído a partir de 2017, após sucateamento da frota, o Samu teve várias melhorias recentes conquistadas pelo prefeito Daniel Alonso. Atualmente a frota tem oito ambulâncias, sendo cinco novas (recebidas em 2018 e 2019).

O secretário municipal da Saúde, Ricardo Mustafá, explica que, do total da frota, cinco unidades atuam diariamente no atendimento à população. Outras três ficam na reserva técnica de segurança, para eventual substituição.

São quatro viaturas de suporte básico, tripuladas por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista; uma USA (Unidade de Suporte Avançado), tripulada por um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista, além de duas motolâncias, conduzidas por técnico de enfermagem.

Sob a liderança administrativa de Mustafá, a equipe do Samu Marília é coordenada pelo médico André Luis Carácio (supervisor médico da atenção às urgências) e pela enfermeira Cristina Ramos da Silva (supervisora de enfermagem da atenção às Urgências).

QUANDO ACIONAR

Para que os recursos de urgência sejam utilizados da melhor forma, a população só deve ligar para o 192 (telefones públicos ou residenciais, ligação gratuita), em casos de quedas com fraturas, acidentes de trânsito, atropelamentos, ferimentos com armas de fogo e branca, gestantes em trabalho de parto e casos clínicos agudos com risco de vida.

Estão incluídas emergências respiratórias (pessoas com falta de ar) e emergências cardíacas – dores torácicas súbitas seguidas de suor frio, palidez, vômitos, batedeira e desmaios.

O Samu também atende emergências neurológicas (acidentes vasculares chamados de derrames, desmaios, confusão mental e convulsões e complicações endócrinas), crises de hipoglicemia ou hiperglicemia, que são as alterações súbitas do açúcar sanguíneo.

O Samu Marília conta com 20 médicos (reguladores e Intervencionistas), cinco enfermeiras, 18 técnicos de enfermagem, dois operadores de motolância (técnicos de enfermagem), 20 condutores socorristas, 12 telefonistas técnicos auxiliares de regulação médica / operadores de frota e dois auxiliares de serviços gerais.

Foto: Arquivo PMM

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-reinaugura-unidade-de-saude-de-padre-nobrega-e-entrega
Há 19 horas
Prefeitura Municipal de Marília reinaugura unidade de saúde de Padre Nóbrega e entrega consultório odontológico