13 JUN 2019
CULTURA
Com apoio da Prefeitura, Unesp Marília realiza dias 18 e 19 a 2ª edição da Semana Nórdica em parceria com Embaixadas

Segunda edição do evento agregará ações promovidas pelo projeto Diálogos Nórdicos

Nos próximos dias 18 e 19 de junho, a Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp, Campus de Marília, com apoio da Prefeitura de Marília, vai realizar a 2ª edição da Semana Nórdica, evento que visa fortalecer os laços políticos e culturais dos países nórdicos com a cidade de Marília e região, por meio de diferentes atividades de promoção ao comércio, investimento, cooperação educacional e divulgação cultural.

A iniciativa foi idealizada pelo Centro Acadêmico de Relações Internacionais (CARI) da FFC em 2018, sendo promovido em conjunto com o Departamento de Ciências Políticas e Econômicas (DCPE), DRI – Departamento de Relações Internacionais da UNIMAR com apoio das Embaixadas Nórdicas instaladas no Brasil (Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia), bem como da Prefeitura de Marília, Câmara Municipal de Marília, Universidade de Marília (Unimar), Faculdade João Paulo II (Fajopa), Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Faculdade Keppe e Pacheco, Instituto de Línguas Millenium, Prefeitura de Garça, Prefeitura de Pompeia e Clube do Cinema de Marília.

As relações do Brasil com os países nórdicos são cordiais e pautadas no respeito mútuo, tendo como foco a promoção da paz, dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável.

“Diálogos Nórdicos” é um projeto criado pelas embaixadas da Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia no Brasil, junto com o Instituto Cultural da Dinamarca. Tem como objetivo ampliar o debate sobre os desafios atuais que o país está enfrentando.

O projeto promove o engajamento e quer servir de fonte de inspiração a brasileiros por meio do diálogo sobre perspectivas e experiências da região nórdica sobre três temas ao longo de três anos: Igualdade de Gênero, Transparência e Sustentabilidade.

O princípio norteador do projeto é a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, sendo que em 2018 a igualdade de gênero será tratada ao longo de uma série de eventos e ações de comunicação. Em 2019 será a hora de tratar do fortalecimento da confiança entre instituições e indivíduos; e, finalmente, em 2020 as discussões se centralizarão sobre o crescimento responsável e sustentável.

Coordenam o evento a Profª. Drª. Noêmia Ramos Vieira (DCPE), com apoio dos discentes Beatriz Bragança Baraldi, Carlos H. D. Ribeiro, Juan R. S. Orellana e Silvia Araújo Giovanini.

Mais informações sobre o projeto diálogos nórdicos podem ser encontradas no site: https://www.dialogosnordicos.com/

As inscrições para os eventos são gratuitas e podem ser realizadas através do seguinte link da Semana Nórdica da Unesp: http://bit.ly/semananórdica .