27 JUL 2015
Segundo semestre do ano letivo municipal começa segunda-feira

O segundo semestre do ano letivo na rede municipal de Educação começa nesta segunda feira, quando 17.577 alunos estarão voltando às aulas. Serão 9.614 das 33 Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e 7.963 de19 das Emefs (Escolas Municipais do Ensino Fundamental), totalizando 52 unidades de ensino.

O calendário da secretaria prevê aulas até dezembro. Já a formatura das crianças das Emeis, no Ginásio de Esportes da Avenida Santo Antonio, já tem datas confirmadas. As cerca 2.400 crianças participarão da solenidade em três noites: 28 novembro, bem como 4 e 5 de dezembro. No dia 12 de agosto, será realizada reunião na Secretaria da Educação para definição dos detalhes finais da formatura.

Durante o recesso escolar, entre 13 e 24 de julho, as Escolas de Educação Infantil (Emeis) atenderam 415 crianças em pólos específicos por região dentro do Programa de Atendimento de Férias, para que os pais tivessem condição de trabalhar. Funcionaram as escolas “Pingo de Gente” (Zona Sul), “Leda Casadei” (Norte),” Chapeuzinho Vermelho” (Oeste) e “Saci Pererê”(Leste).

Houve também reposição de horas por docentes e funcionários de escolas que aderiram á recente greve dos servidores municipais. Nas Emeis, a reposição ocorreu nas escolas “Walt Disney”, “Criança Feliz”,”Principe Mikasa” e “Raio de Sol”.

Ainda para a finalidade de reposição do conteúdo escolar, todas as Emefs (EscolasMunicipais de Ensino Fundamental) funcionaram.

Jornada Especial entra em vigor em agosto

O prefeito Vinicius Camarinha irá  assinar em solenidade no próximo dia 31, o decreto que regulamenta a Lei da Jornada Especial para professores da rede municipal. Será às 10h00 na Secretaria  da Educação, na Avenida Santo Antonio nº 2.377.

Para os cargos de professor de Emei e docente de Educação Especial, a Jornada Especial será de 40 horas semanais. Para o professor de Emef e docente de Libras, será de 42 ou de 44 horas semanais, incluídas 2 horas como Horas de Estudo em Conjunto (HEC).

A designação para cumprimento de Jornada Especial será por período superior a 15 dias, feita por portaria do prefeito. Se os afastamentos temporários dos professores forem de até 15 dias, os valores recebidos não integrarão a remuneração. As alterações na Lei nº 7.588/13 tratam apenas de adequações decorrentes da instituição da Jornada Especial.“Atende-se a uma antiga reivindicação do magistério municipal e a população terá garantia de professor mais efetivo nas salas de aula, proporcionando à administração municipal uma melhor gestão relacionada com o pessoal. Isso irá representar um ensino de melhor qualidade aos alunos da rede municipal”, destacou o prefeito Vinicius.

Fotos: Wilson Ruiz