09 FEV 2015
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Prefeitura anuncia mapeamento de propriedades e investimentos na zona rural

Reunião entre o prefeito de Marília, Vinicius Camarinha e representantes do Sindicato Rural, Conselho Regional de Desenvolvimento Rural de Marília, Conselho Municipal Rural e o governo do Estado, através da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) definiu investimentos e ações de apoio ao desenvolvimento agrícola.

Atendendo aos pedidos da categoria, a prefeitura confirmou que será elaborado projeto de mapeamento das propriedades rurais de Marília. “Agricultura é fundamental para o desenvolvimento de um município, exerce um peso importante na economia, gera riquezas, nosso alimento, matéria prima para as nossas indústrias, além de gerar muitos empregos, por isso, a nossa atenção especial para o setor. Quando assumimos encontramos 27 pontes rurais caídas, recuperamos 13 e estamos dando seguimentos às demais, já assinei a ordem de serviço para melhorias também nas estradas e uma ótima notícia é o projeto inédito de georreferenciamento das propriedades rurais, que serão todas identificadas por satélite”, disse o prefeito Vinicius Camarinha.

O chefe do Executivo explicou ainda que o objetivo é oferecer um melhor atendimento às famílias que vivem ou trabalhem no campo. “Com o chamado GPS Rural cada propriedade poderá ser rapidamente localizada, facilitando o acesso de serviços como Correios, polícia e atendimento de ambulâncias”, enfatizou o prefeito.

Os vereadores Herval Rosa Seabra (presidente), Luiz Eduardo Nardi, Sílvio Harada e José Expedito Carolino (Capacete) participaram do encontro e enalteceram a importância da atenção do governo municipal ao setor agrícola.

“Foram anunciados significativos investimentos e que ratificam a parceria e bom relacionamento da Prefeitura com as entidades rurais. Acho extremamente importante esse GPS Rural para conhecermos a realidade também da zona rural, além da licitação autorizada pelo prefeito de horas máquinas que possibilitará 300 horas na recuperação mais rápida das condições das nossas estradas vicinais”, destacou o presidente da Câmara.

“Sem a identificação das propriedades fica muito difícil o acesso de bombeiros, ambulâncias e policiais. O pedido do georreferenciamento foi apresentado ao prefeito que prontamente nos atendeu”, afirmou o vereador Capacete.

“Foi a melhor reunião que eu já participei do setor agrícola com a administração municipal, foi demonstrado sensibilidade com a causa rural e a necessidade de apoio ao homem do campo. Essa atenção é inédita em Marília”, ressaltou o vereador Sílvio Harada.

“Para o desenvolvimento de uma cidade é fundamental que a administração conheça a realidade da sua zona rural, tenha um controle sobre o seu dia-a-dia. O prefeito está de parabéns por ouvir essas lideranças, pessoas que realmente conhecem os problemas que dizem respeito ao campo”, disse o vereador Luiz Eduardo Nardi.

Para o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural de Marília, Ângelo Domingos Rossi a integração da agricultura com o poder público é inédita e será um grande passo para a qualidade da produção agrícola regional. “É o primeira vez que é firmada uma parceria com o meio rural, tratamos dos principais pontos críticos e demos início a um trabalho de curto e médio prazo que vai solucionar os problemas enfrentados no escoamento agrícola, como as condições de pontes e estradas vicinais. O GPS Rural também será um marco de segurança para o homem do campo. Saímos muito satisfeitos desse encontro”.

“A preocupação da Prefeitura vem de encontro ao trabalho do nosso sindicato. A segurança é fundamental para a permanência do homem na zona rural. O prefeito já autorizou a abertura de licitação para início desse mapeamento e a expectativa é grande para o funcionamento do GPS Rural”, disse o diretor do Sindicato Rural de Marília, Renato Argolo Haber.

Foto: Wilson Ruiz