10 NOV 2014
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Prefeitura realiza reforma de ponte na estrada rural entre os distritos de Padre Nóbrega e Rosália

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – finalizou, na semana passada, a reforma da ponte localizada na estrada rural que interliga os distritos de Padre Nóbrega e Rosália.

Popularmente conhecida como estrada da “Oralina-Vila Nipon”, o acesso a estes bairros rurais estava fechado há seis anos e foi reativado recentemente pela administração municipal. “A estrada estava fechada há seis anos, desde a administração passada. E a ponte estava com três longarinas e todas as vigotas danificadas. Por determinação do prefeito Vinicius Camarinha, fizemos as substituições por madeiras de eucalipto tratado, que apresentam uma durabilidade bem maior”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Takao Shintaku.

Escoamento Agrícola – Além de beneficiar os distritos, a estrada da “Oralina-Vila Nipon” facilita o acesso para mais de 30 propriedades rurais da região. “Ela é muito utilizada para o transporte escolar e no escoamento da produção agrícola em geral – plantio de mandioca, gado de corte, atividade leiteira, entre outras”, destacou o coordenador da Secretaria Municipal da Agricultura, Carlos Garrossino Filho.

A Secretaria da Agricultura é responsável pela manutenção de mais de 430 km de estradas rurais na região de Marília. Foram recuperadas 12 pontes – oito delas totalmente refeitas, além da reforma de seis mata-burros. Recentemente, a Secretaria iniciou também o programa de recuperação de serras: na Estrada do Pombo – que interliga a cidade de Marília à Padre Nóbrega, e também a manutenção da serra do distrito de Dirceu.

Melhor Caminho – Outro importante benefício para o setor agropecuário é o programa “Melhor Caminho”, realizado pela Prefeitura em parceria com o governo do Estado, e que recuperou um trecho de três quilômetros de uma estrada rural do distrito de Avencas.

A recuperação desta vicinal vai beneficiar diretamente cerca de 20 propriedades rurais, entre elas uma grande produtora de laranja com 400 mil pés plantados. O investimento da obra é de R$ 1 milhão e a recuperação da estrada rural já foi concluída na segunda quinzena do mês passado.

“A nossa administração tem se preocupado em promover investimentos que ajudam a melhorar a qualidade de vida da população, tanto na área urbana quanto no segmento rural. Por isso, reitero que não vamos medir esforços para realizar outras obras deste porte”, enfatizou o prefeito Vinicius Camarinha.