26 MAI 2014
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Prefeitura e Estado intensificam recuperação de estradas rurais

A Codasp (Companhia Agrícola de São Paulo) está iniciando em conjunto com a Secretaria Municipal da Agricultura a recuperação da estrada de terra, entre a vicinal de Avencas e a Fazenda Tamoios, trecho e3,1 km. A meta é realizar o trabalho em até 60 dias.

Segundo o secretário Takao Shintaku, a recuperação foi obtida pelo prefeito Vinicius Camarinha junto ao governo do Estado pelo projeto “Melhor Caminho”. “Desde o início da minha gestão estamos investindo na recuperação de pontes e estradas rurais. Isso é fundamental para o escoamento da produção agrícola e transporte de quem reside em sítios, chácaras e fazendas. No caso, a Fazenda Tamoios com previsão de produzir 80 mil caixas de laranja por ano. Para o escoamento da produção, a estrada precisa estar devidamente em ordem. Estradas e pontes rurais estão sendo recuperadas também para o escoamento da produção dos agricultores familiares. Por isso, fomos buscar ajuda junto ao governo do Estado”, destacou o prefeito Vinicius Camarinha.

O programa “Melhor Caminho” prevê o convênio entre a Secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento e as prefeituras municipais, visando as obras de recuperação de estradas rurais der terra, inclusive com desague para evitar as erosões e assoreamento de rios. “Isso vai diminuir os custos de manutenção e transportes, principalmente de escoamento de produção. Outro ponto importante, é a transferência de tecnologias na conservação de cerca de 500 quilômetros de estradas rurais além das pontes. Esse também foi um setor abandonado pelo governo anterior e que aos poucos estamos recuperando”,explicou Takao.