24 JAN 2014
Prefeitura inicia entrega dos carnês do IPTU

A Secretaria Municipal da Fazenda está enviando via Correios, quase 93 mil carnês do IPTU(Imposto Predial e Territorial Urbano) bem como da Taxa de Bombeiros. Segundo o secretário Sérgio Moretti, até a próxima terça-feira a maioria estará entregue.

Com o recebimento, os contribuintes poderão definir a forma de pagamento. À vista até o dia 15 de fevereiro com desconto de 20%; em cota única até 15 de março com abatimento de 10% ou parceladamente. Serão 11 parcelas, a partir de 15 de fevereiro, com desconto de 5% se o pagamento ocorrer em cada mês até a data de vencimento.

A correção foi de 4,88%, aplicando-se o IGP-M(Índice Geral de Preços do Mercado) entre janeiro e novembro de 2013. “O IPTU é uma das principais fontes de recursos da Prefeitura. Através dele, é possível reverter a arrecadação em benefícios à população com importantes investimentos na Saúde, Educação, Social e na manutenção da cidade”, comentou  Moretti.

A novidade para esse ano, é a redução da alíquota para 16 mil terrenos. Por exemplo, num lote com valor venal de R$ 40 mil, a alíquota foi reduzida de 1,92% para 1,63%. “A redução está acontecendo em todas as faixas de valores. O percentual estava muito alto, sobrecarregando os proprietários. O prefeito Vinícius, com isso, determinou uma justiça fiscal”, explicou o secretário.

Sobre a Taxa de Bombeiros, fixada de acordo com a medida dos imóveis, ele destacou que o valor total arrecadado tem por meta a reversão em novos  veículos, equipamentos e até a alimentação da corporação, proporcionando maior segurança à população. Tudo isso é coordenado pelo Febom(Fundo Especial dos Bombeiros).

Por fim, Sérgio Moretti, lembra que o contribuinte que não receber o carnê do IPTU e da Taxa de Bombeiros pelo correio, deverá procura-lo na Prefeitura Municipal.

Foto: Wilson Ruiz