16 DEZ 2013
Prefeitura cria primeira escola de tempo integral em Marília

A Prefeitura Municipal encaminhou à Câmara a criação do Projeto de Escolas de Educação em Tempo Integral, voltado aos alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Segundo o prefeito de Marília, Vinícius Camarinha o aluno vai permanecer na escola das 7h30 às 16h30. “Nosso objetivo é oferecer uma jornada de oito horas para a formação de indivíduos mais produtivos e autônomos. Era um compromisso nosso junto à população, além é claro, de facilitar o dia a dia para os pais que precisam trabalhar e têm dificuldade de encontrar pessoas para cuidarem de seus filhos”, disse Vinícius.

De acordo com o projeto de lei que cria a modalidade educacional, o turno da manhã será destinado aos conteúdos das áreas do conhecimento comum e após o almoço, os alunos participarão de atividade de enriquecimento, voltada para ensino artístico, atividades esportivas, motoras e jogos educativos, hora da leitura, qualidade de vida e direitos humanos, língua estrangeira (inglês), matemática recreativa e inclusão digital (informática). “Existirão atividades diárias de orientação, recuperação e reforço escolar. Nesta primeira experiência, vamos implantar o projeto na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental), Professora Nicácia Garcia Gil, porém levaremos para as demais unidades do município. Para garantirmos um futuro cada vez melhor precisamos investir na Educação, todos os países que alcançaram o desenvolvimento como Estados Unidos e Coréia investiram nessa área e, sobretudo, no período integral”, disse o prefeito Vinícius.

Educação tem sido prioridade neste governo, que desde o início do ano investiu na compra de materiais didáticos, insumos, veículos, contratação de estagiários de Pedagogia, capacitação de professores, melhoria na qualidade da merenda escolar, entrega de 19 mil uniformes de verão e de inverno para os alunos, 12 mil kits de material escolar, 32 obras entre reformas e ampliações nas Emeis e Emefs, além construção já confirmada para 2014 de três creches para crianças de zero a três anos, com 150 vagas cada nas regiões Norte, Oeste e Sul da cidade.

Foto: Wilson Ruiz