20 JUN 2013
Encontro sobre alimentação de inverno da pecuária leiteira acontece dia 27

A Prefeitura Municipal de Marília em parceria com a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e Unimar (Universidade de Marília), realiza realizado no próximo dia 27, no anfiteatro da Faculdade de Ciências Agrárias da Unimar, o 1º Encontro sobre Alternativas de Alimentação de Inverno para a Pecuária Leiteira.

Segundo coordenador da secretaria Municipal da Agricultura, Carlos Garrossino Filho, os pecuaristas da região de Marília, a começar pelos pequenos, têm uma dificuldade muito grande na alimentação do gado no período de inverno, o que afeta drasticamente a qualidade do rebanho e a produção leiteira. Daí a importância da capacitação.

As baixas temperaturas no período outono-inverno e o pequeno índice pluviométrico pioram a qualidade das pastagens, afetando gravemente a produção de leite. Nesse período, o gado costuma se alimentar dos brotos no pasto, prejudicando o desempenho tanto dos animais quanto da própria pastagem. Sem um planejamento, a propriedade acaba sofrendo durante todo o ano porque assim que as chuvas recomeçam, surge o problema de pastejamentoem excesso. Comfome, o gado come o capim assim que ele nasce, logo nos primeiros brotos. O capim enfraquece e o gado deixa de aproveitar todos os nutrientes necessários. Fraco, o capim demora para brotar, perdendo espaço para as ervas daninhas e para a degradação do solo. Com a técnica planejada, o produtor mantém o valor nutritivo do pasto durante as chuvas, o gado aproveita sem degradá-lo e na próxima seca, consegue-se evitar as perdas econômicas.

Programação:

8h30: inscrições