07 JUN 2013
Solenidade marca os 10 anos do Caps/Com-Viver

Será realizada nesta sexta-feira, dia 7 de junho,  a solenidade comemorativa do 10º aniversário do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) COM/Viver. Trata-se de uma unidade de saúde que atende pacientes portadores de transtornos mentais severos e persistentes, com limitação no desenvolvimento biopsicossocial e que atualmente assiste a 220 pessoas.

O diagnóstico tem variações, como Esquizofrenia e outros Transtornos Psicóticos; Transtornos do Humor (Bipolar, Depressivo e Distimia), Transtornos Ansiosos (Pânico, Ansiedade Generalizada, Ansiedade Situacional e Transtorno Obsessivo Compulsivo), além do Transtorno de Personalidade (Histérica, Bordelaine, Paranóide e Esquizóide).  É preciso que o paciente esteja limitado para exercer seus cuidados pessoais, ocupacionais e que as relações esteja comprometidas.

Segundo a gerente do Caps,  enfermeira Fabiana Midori Hayashi, o Centro de Atenção Psicossocial tem como metas a reinserção social dos pacientes com o resgate da cidadania, evitando-se a discriminação; melhoria da qualidade de vida dos pacientes e familiares, com informações e orientações dentro da realidade diária, além da diminuição do número de internações hospitalares e do consumo de medicamentos, visando-se, dentro do possível,  a reinserção até no mercado de trabalho.

A equipe multiprofissional é formada por um médico psiquiatra, duas enfermeiras, técnicas em enfermagem, duas auxiliares em enfermagem, uma assistente social, uma fisioterapeuta, duas psicólogas, duas terapeutas ocupacionais e um auxiliar de serviços gerais. Além disso, há o apoio da equipe de residência e aprimoramento da Famema(Faculdade de Medicina de Marília) e da Unesp,com as estagiárias em terapia ocupacional.

Outro destaque, é a parceria com a Univem, para inclusão digital e a participação nas atividades da luta antimanicomial.

A solenidade comemorativa dos 10 anos do Caps terá apresentações artísticas, musicais e teatrais, envolvendo pacientes, funcionários e colaboradores. Familiares do atendidos estão sendo convidados para acompanhar o evento.  O Centro de Atenção Psicossocial está localizado na Avenida João Ramalho, nº1.130, ao lado da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe.

Fotos Divulgação