03 JUN 2013
SAÚDE
Prefeitura, HEM e Educação se unem para mudar modelo de atendimento à Saúde Mental

A Prefeitura municipal, através da Secretaria da Saúde, em parceria com o Hospital Espírita de Marília (HEM) e Secretaria de Educação do Estado iniciou esta semana discussões sobre um novo modelo de atendimento aos estudantes com transtornos mentais.

Segundo o controlador do HEM, Bruno Armentano a proposta é fazer a desospitalização e promover um trabalho de prevenção na saúde mental junto com a Secretaria Estadual de Educação, atendendo os jovens que sofrem de transtornos de esquizofrenia, mas que são capazes de participar da sociedade sem a necessidade de internação. A meta é transformar parte do Hospital Espíritaem Hospital Dia, com equipe multidisciplinar e com pedagogo vinculado ao Estado. “Essa reunião com o prefeito Vinícius trouxe uma nova perspectiva de trabalho para o Hospital Espírita, que tem mantido nos seus 65 anos de atividade, sua missão de fazer o bem ao próximo. O prefeito mostrou um envolvimento sincero. É a população quem vai ganhar com essas mudanças”, salientou.

Para a supervisora de Ensino, responsável pela área de educação especial e educação inclusiva, da Secretaria de Educação do Estado, Rosa Virgínia Muff Machado, a partir deste primeiro encontro a Educação, o Hospital Espírita e a Prefeitura passam a articular ideias e vontade para se implantar no município um serviço que atenda os alunos das escolas públicas que passam por transtornos mentais, em períodos contrários aos de aula. O hospital entraria com este espaço e atendimento multidisciplinar com apoio psicopedagógico dentro da instituição.

Na avaliação do Secretário de Saúde, Márcio Travaglini não é possível se pensar em saúde sem a presença de outros equipamentos da sociedade. “Essa discussão com o HEM e com a Educação mostra a possibilidade de transformação no hospital no que diz respeito à saúde mental. Essa é uma discussão série. É preciso diminuir as internações psiquiátricas e aumentar os cuidados dos pacientes em seu dia a dia, de forma a integrá-los à sociedade”, afirmou.

De acordo com o responsável pela pasta, a partir da orientação do Prefeito Vinícius diversas ações deverão ser colocadas em prática para diminuir a internação psiquiátrica, entre elas a implantação de duas unidades terapêuticas e a instalação de um novo Centro de Atenção Psicossocial para atender aos pacientes que saírem do processo de internação.

Foto Divulgação