04 MAI 2013
Daem terceiriza equipamento e abastecimento no Santa Antonieta é restabelecido

A queima da bomba no reservatório do Jardim São Miguel (P1), que auxilia no abastecimento de água na região Norte da cidade comprometeu o fornecimento em grande parte do Jardim Santa Antonieta, deixando sem água boa parte das residências nos últimos dias. Desde então, o Departamento de Água e Esgoto (Daem) não tem medido esforços para minimizar o problema no bairro, inclusive através de caminhões pipa.

Segundo explicou o diretor Executivo do Daem, Manoel Francisco Giaxa, um equipamento já foi alugado de uma empresa de Bauru e a partir deste sábado (4) entrará em funcionamento restabelecendo o fornecimento de água no bairro. “Até que a autarquia adquira uma nova bomba e realize a substituição, um equipamento alugado de uma empresa de Bauru irá resolver o problema da falta de água; uma situação crônica nesta região da cidade e que se arrasta há muitos anos”, explicou.

De acordo com ele, a precariedade e a falta de água em diversos bairros do município são problemas herdados pela atual administração e que tem sido enfrentado pelo novo governo, com prioridade.

A administração Vinícius/Serjão já aprovou o projeto elaborado e orçado pelo Departamento de Água e Esgoto de Marília (DAEM) que visa minimizar o problema da falta de água em pontos críticos do Jardim Santa Antonieta. O projeto prevê a construção de uma caixa de captação nas proximidades da barragem do Ribeirão dos Índios e uma rede adutora de aproximadamente mil metros de comprimento até o reservatório do Jardim Santa Antonieta, onde será instalada uma Estação de Tratamento Compacta, com capacidade de vazão de 100 mil litros de água/hora, o suficiente para abastecer 2.500 residências.

A obra orçada em R$ 600 mil deverá ser executada com recursos dos cofres públicos municipais, ainda neste semestre, diminuindo de forma imediata um problema crônico do bairro.

Segundo Giaxa, a elaboração do projeto já nos primeiros meses da gestão atual, mostra a preocupação do Prefeito Vinícius e sua equipe de resolver a questão da falta de água no município. “De acordo com os cálculos de vazão, essa solução emergencial poderá socorrer também o distrito de Nóbrega, se for o caso”, explicou. Para evitar que futuros loteamentos enfrentem o mesmo problema, o DAEM está obrigando os proprietários que os mesmos sejam entregues com os poços perfurados.

Poços profundos – Com o objetivo de obter recursos para resolver o problema da falta de água no município, o governo municipal tem buscado apoio junto ao governo do Estado, com respostas positivas. Resultado desse bom relacionamento, o governador Geraldo Alckmin anunciou investimento de R$ 8 milhões para a construção de um poço profundo.

Além disso, recursos num total de R$ 2,3 milhões provenientes da Secretaria Estadual de Saneamento, já foram liberados pelo governo do Estado para construção de sistema de captação, adução e tratamento de água no bairro Ribeirão dos Índios; execução de poço profundo no Cascata e para obras de continuação da adutora da Rua Tenente Goraci até a Rua Nair Posílio, no bairro Nova Marília. Investimentos que irão melhorar o abastecimento de água da cidade de forma significativa.

Distritos – A Prefeitura através do Daem já está providenciando as documentações necessárias solicitadas pela Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos para a perfuração de poços nos distritos de Padre Nóbrega e Lácio. O projeto elaborado pelo Daem em parceria com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) contempla a perfuração dos poços com capacidade de vazão de 15 mil litros de água/hora cada; o suficiente para atender 1.700 pessoas, cerca de 400 famílias.

Atualmente a situação mais crítica é sentida pelos moradores do distrito de Padre Nóbrega. O poço existente produz em média cinco mil litros de água/hora, deixando a população sem água a maior parte do dia. A partir da liberação dos convênios, a obra poderá ser licitada e executada num prazo de 60 dias.

Foto Wilson Ruiz