19 JUN 2020
Prefeitura informa que Marília segue com ações de combate à dengue
Agentes de controle de endemias seguem no trabalho de busca de focos do aedes Aegypti

A Prefeitura de Marília, por meio da Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde, além das ações de combate à pandemia de Covid-19, segue com ações voltadas para o combate à dengue na cidade.
A supervisora da Divisão de Zoonoses, Adriana Dadalto, afirmou que com as temperaturas mais baixas a proliferação do mosquito aedes aegypti acontece de forma mais lenta, diminuindo a infestação, mas lembra de que isto não significa que a população deve relaxar nos cuidados no combate à dengue. “A população deve continuar tendo todos os cuidados necessários com seus quintais, eliminando todo e qualquer tipo de criadouros”.
Adriana Dadalto também informa que a nebulização, realizada em parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), nas áreas da UBS do Chico Mendes, da USF Argolo Ferrão e USF do Teruel, foi realizada dentro do que prevê o protocolo. “A interrupção da nebulização em outras áreas aconteceu porque houve redução dos casos positivos neste período.”
Segundo o médico veterinário da Divisão de Zoonoses, Lupércio Garrido, a Prefeitura tem uma equipe própria para fazer a nebulização com equipamento costal que é o mais comum e sempre que houver a necessidade de equipamentos pesados contam com o apoio da Sucen.
“Quando confirmamos um caso positivo em uma região fazemos o bloqueio e buscas de focos em pelo menos 70% das residências. Os agentes de endemias fazem uma varredura para buscar focos do mosquito e, se for necessário, efetuamos a nebulização. No atual momento não existe nenhuma situação que necessite da nebulização, mas quando tiver a nossa equipe está preparada para isso. Os casos positivos atuais são referentes a casos antigos que estavam represados no laboratório. Neste momento não registramos nenhum caso positivo”, afirmou Lupércio Garrido.
O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, voltou a reforçar a importância do trabalho dos agentes de endemias no combate à dengue. “Além de buscar possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também da zika e chicungunya, os agentes visitam as casas para orientar os moradores sobre os cuidados que devem ter para evitar estes criadouros e verificar se esta ação está sendo realizada pelos moradores, porque há muitos casos nestas áreas”, disse o secretário.
O prefeito Daniel Alonso, reforçou o pedido para que a população continue ajudando neste combate “Precisamos continuar cuidando para que novos casos não apareçam e para isso a população tem que ser nossa principal aliada neste combate, evitando manter criadouros do mosquito aedes Aegypti em seus quintais”, afirmou o chefe do Executivo
DADOS DA DENGUE NO ANO
A supervisora da Divisão de Zoonoses, Adriana Dadalto, informou que até agora Marília registrou 3.553 casos suspeitos, sendo que destes 1.962 foram descartados, restando 182 casos aguardando resultado de exames, sendo que os casos positivos permanecem os números da semana passada: 1.405 casos confirmados e curados e um óbito.
MEDIDAS
As principais medidas de prevenção e combate ao aedes aegypti são:
- Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
- Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
- Ao trocar a água dos Pets, lavar a vasilha
- Manter caixas d’agua bem fechadas;
- Remover galhos e folhas de calhas;
- Não deixar água acumulada sobre a laje;
- Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;
- Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
- Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
- Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
- Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
- Acondicionar pneus em locais cobertos;
- Fazer sempre manutenção de piscinas;
- Tampar ralos;
- Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
- Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
- Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
- Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
- Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
- Catar sacos plásticos e lixo do quintal.

Foto: Assessoria de Imprensa PMM