17 JUL 2020
CORONAVÍRUS
Prefeito Daniel Alonso protocola na Câmara projeto de lei que institui Plano Estratégico de Retomada das Atividades Econômicas
Projeto, que pode ser votado já nesta segunda-feira, confirma também a adesão do município de Marília ao Plano São Paulo

O prefeito Daniel Alonso protocolou na tarde desta sexta-feira, dia 17 de julho, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei, que institui o Plano Estratégico de Retomada das Atividades Econômicas em Marília, padronizando a reabertura dos estabelecimentos comerciais que integram o comércio de rua, shopping centers, bares, restaurantes, cabeleireiros, barbearias, manicures e estabelecimentos afins, academias, centros de ginásticas e clubes esportivos durante a pandemia da Covid-19.
O projeto, que pode ser votado já nesta segunda-feira, dia 20, em sessão extraordinária, confirma também a adesão do município de Marília ao Plano São Paulo.
O protocolo foi feito pessoalmente pelo chefe do Executivo ao presidente da Câmara, vereador Marcos Rezende, durante a 18ª Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19), que aconteceu na tarde desta sexta, no auditório da Prefeitura de Marília e também por videoconferência.
Logo em seguida, o projeto foi repassado por Marcos Rezende para todos os vereadores, que terão o final de semana para analisa-lo e, caso sejam dispensados os prazos regimentais e a Comissão de Justiça do Legislativo dê parecer favorável, pode ir à votação na segunda.
Para garantir a segurança de clientes, funcionários, colaboradores, fornecedores e proprietários, bem como se adequar às exigências técnicas e científicas de natureza sanitária indicadas pelas autoridades competentes, o Plano Estratégico de Retomada das Atividades Econômicas será dividido em duas etapas (ver em anexo).
“Agradeço à receptividade do Poder Legislativo e confio na aprovação desse projeto. Marília continua com os melhores índices de todo o Estado e tem totais condições de fazer essa retomada, sempre com toda responsabilidade e seguindo o Plano São Paulo”, disse o prefeito Daniel Alonso.
O presidente da Câmara, Marcos Rezende, prontamente pediu para que o projeto fosse protocolado na secretaria do Legislativo e encaminhado para os demais vereadores. “É um projeto importante para a cidade, mas existem prazos regimentares. Caso os vereadores concordem com a dispensa desses prazos e a nossa Comissão de Justiça dê o parecer favorável, poderemos votá-lo em sessão extraordinária na segunda-feira”.
Daniel Alonso informou ainda que vai aguardar a próxima sexta-feira, dia 24, quando o Governo do Estado irá fazer a reclassificação de todas as regiões no Plano São Paulo. “Vamos aguardar essa reclassificação, pois atualmente Marília tem índices para estar no mínimo na fase Amarela. Se mantivermos durante essa semana os bons índices, certamente estaremos na Fase Amarela ou talvez até na Verde”, afirmou o chefe do Executivo.
DADOS
Durante a reunião desta sexta, o chefe da Vigilância Sanitária, Luciano Villela, confirmou que o município tem uma situação confortável e estaria realmente na fase Amarela atualmente. “A gente faz os cálculos baseados nos critérios do Plano São Paulo. Levando em conta a Semana Epidemiológica número 28, de 5 a 11 de julho, Marília tem nota 4 (fase Verde) nos itens de capacidade hospitalar e nota 3 nos quesitos de evolução da pandemia. Como o Plano classifica pela nota menor, Marília hoje estaria na Fase Amarela”.
Já a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Arrigoni, informou que nos próximos dias 22, 23, 29 e 30 de julho, a cidade irá fazer a testagem nos policiais militares. “Vamos aplicar esses testes em 442 profissionais da Polícia Militar e nos próximos dias iremos agendar também para fazer a testagem nos bombeiros”.
O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, agradeceu durante o encontro a doação de cinco desfibriladores que o município recebeu esta semana da empresa JBS.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM