11 ABR 2019
Grupo Regional de Astronomia realiza noite de observação com telescópios

O Grama (Grupo Regional de Astronomia de Marília), com o apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, em comemoração aos 90 anos da cidade, irá realizar uma noite de observação do céu com telescópios: “A cidade e as estrelas”, com palestras ao ar livre e confraternização, nesta sexta-feira, 12 de abril, a partir das 19h, na área adjacente ao Espaço Cultural Ezequiel Bambini.  Às 23h a programação segue na Balada Selva, uma balada temática anexo ao Seo James (Av Sampaio Vidal 670 A).

O evento, chamado “A cidade e as estrelas”, faz parte do circuito internacional Yuri’s Night (https://yurisnight.net), uma celebração global do passado, presente e futuro da humanidade no espaço.

As festas e eventos da Yuri’s Night acontecem em todo o mundo no mês de abril, em comemoração ao feito do cosmonauta russo Yuri Gagarin, que se tornou o primeiro ser humano a se aventurar no espaço no dia 12 de abril de 1961, e também em comemoração ao lançamento inaugural do primeiro Ônibus Espacial em 12 de abril de 1981.

Os eventos da Yuri’s Night combinam festas temáticas com educação e divulgação científica. Em 2011, no 50º aniversário de voos espaciais tripulados, mais de 100 mil pessoas participaram de 567 eventos oficialmente reconhecidos em 75 países em todos os sete continentes, enquanto dezenas de milhares assistiram a 12 horas ao vivo do Yuri’s Night Global Webcast e participaram online no mundo virtual do Second Life.

Desde 2001, a Yuri’s Night realizou apresentações e palestras ministradas por ilustres personalidades da exploração espacial; foi comemorada no Polo Sul, no Planetário Hayden (Nova York) e em órbita na Estação Espacial Internacional; plantou centenas de “árvores da lua” em todo o mundo em colaboração com a American Forests; recebeu o prêmio “Melhor Apresentação do Espaço” da Fundação Space Frontier; treinou a próxima geração de líderes espaciais para organizações como a National Space Society, a Virgin Galactic e a Space Florida.

Em Marília, o evento será realizado pela primeira vez na região e contará com a participação do Dr. Ivan Glaucio Paulino Lima, Cientista do Blue Marble Space Institute of Science (BMSIS) no Centro Ames de Pesquisas da NASA, e presidente do Grama.

Haverá arrecadação de alimentos e sorteio de 10 kits contendo brindes da Nasa (pôsteres, panfletos, adesivos, etc). Cada kg de alimento não perecível arrecadado dará direito a um cupom para concorrer ao sorteio. Os alimentos arrecadados serão doados a entidades assistenciais de Marília e região.

O local do evento será dividido em três espaços: Espaço Planeta, Espaço Lua e Espaço Estrela. Confira a programação:

ESPAÇO PLANETA

19h – 19h10 – Abertura e distribuição de cupons para sorteio de itens da Nasa

19h10 -19h30 – O que há para observar no céu noturno de hoje?

19h30 – 20h30 – Recursos, ferramentas e oportunidades em astronomia

20h30 – 21h– Exploração Espacial

21h – 21h15 – Sorteio de itens da Nasa. Cada kg de comida arrecadado dá direito a um cupom.

ESPAÇO LUA

21h15 – 23h15 – Observação do céu com telescópios

ESPAÇO ESTRELA

20h – 00h – Espaço aberto para observação das constelações.

A partir das 23h, a festa continua na Balada Selva, anexa ao Seo James, Av. Sampaio Vidal, 670 A.