Campanhas Publicitárias
Dia Nacional de Combate ao Abuso
AVALIAR

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa problemática foi instituído em 2000, através da Lei Federal nº 9970/00 o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Esse ano comemora-se o 20º ano de mobilização e a proposta da campanha é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

A Prefeitura Municipal de Marília, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, conta em nosso município com atendimentos de orientação e prevenção contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Centro de Referencia Especializado da Assistência Social (CREAS), além de uma parceria com a Universidade de Marília para atendimentos psicoterapêuticos e apoio da Secretaria da Saúde no atendimento dessas crianças e adolescentes e suas famílias.

O QUE É VIOLÊNCIA SEXUAL?

É uma violação dos direitos sexuais, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

ONDE DENUNCIAR?

Em caso de confirmação ou suspeita de violência contra crianças e adolescentes, DENUNCIE nos seguintes órgãos:

• Conselho Tutelar – (14) 3453-2665 - Av. Pedro de Toledo, 221
  • EM CASO DE EMERGÊNCIA – 190
  • Disque Denúncia Nacional - 100

O Disque 100 atende diariamente das 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita.

Saiba mais no site: https://www.facabonito.org.br/

Baixe o material educativo "Pipo e Fifi": http://www.institutoapicedown.org.br/wp-content/uploads/2017/04/Pipo_Fifi.pdf