31 MAI 2021
Prefeitura de Marília desenvolve Educação Ambiental através de videoaulas
Projeto piloto está sendo realizado em parceria com a Emei Raio de Sol

A Prefeitura de Marília, através do Centro de Educação Ambiental, coordenado pelo assessor da Secretaria Municipal da Educação, Wilson Hakamada, desenvolveu o Projeto “Descarte Correto do Lixo”, que tem por objetivo promover a educação ambiental entre os alunos da rede municipal de ensino, através de videoaulas.
O coordenador do Centro de Educação Ambiental relata a importância da ação. “O Coronavírus fez estragos imensuráveis à humanidade, de todas as formas possíveis e imagináveis e, infelizmente, não foi diferente com a educação ambiental. Assim, em parceria com a Emei Raio de Sol, apresentamos este projeto piloto, que está inovando a forma de ensinarmos sobre o meio ambiente às crianças, visando desenvolver a consciência ambiental necessária para termos futuros cidadãos que se preocupem com o planeta e possamos garantir um meio ambiente sadio e equilibrado para existência da vida na Terra.”
Hakamada explica também sobre a ação e os objetivos alcançados. “Integrando o projeto “Combate ao mosquito Aedes Aegypti” as turmas do Infantil II da Emei Raio de Sol desenvolveram o projeto “Descarte correto do lixo”. Esse projeto teve a parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública e Secretaria da Educação, onde gravamos um vídeo conversando com as crianças sobre o descarte correto do lixo. As crianças permaneceram atentas às explicações, em que, de forma bem lúdica, ensinamos a maneira correta de descartar os resíduos. Os alunos realizaram trabalhos relacionados à palestra, pesquisando próximas a suas residências situações que consideraram erradas, conforme aprenderam na videoaula. Ainda, desenhos foram feitos demonstrando situações corretas de como proceder ao descarte do lixo, e situações erradas que observaram em suas residências, ou próximas a elas. Uma maneira simples de propagar conhecimento, mas, através desta interação, acreditamos ter gravado nas mentes e corações destas crianças a importância em cuidar do nosso meio ambiente. Nossa ideia é continuar com vídeo aulas ambientais, e estamos abertos a novos convites das escolas interessadas, sobre temas variados. Este, especificamente, abordou os perigos que o lixo traz para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e os males causados por ele.”
O Centro de Educação Ambiental permanece fechado para visitações e palestras, devido à pandemia do Coronavírus, porém outras formas e modelos foram desenvolvidos para replicar conhecimentos ambientais aos alunos. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone 3454-3400.