30 JAN 2019
Bebê nasce em unidade básica de saúde e emociona equipe no JK

Pequena Olívia foi acolhida por profissionais da atenção básica e encaminhada para o HMI

Atendimento atípico surpreendeu e mobilizou profissionais da UBS (Unidade Básica de Saúde) JK, no início da tarde desta quarta-feira (30). Um bebê nasceu poucos minutos após a chegada da mãe à unidade para uma consulta marcada com o ginecologista. A criança e a mãe foram transferidas para o Hospital Materno Infantil e passam bem.

A paciente de 37 anos, que já tem três filhos e fez pré-natal na UBS JK, chegou relatando dores que teriam começado nas últimas horas e se intensificado. Ela foi acolhida e encaminhada para exame.

A equipe de saúde constatou que o trabalho de parto já havia começado e poderia não haver tempo para chegar ao hospital. Taís de Moura Leati, enfermeira assistencial no JK, relata que acionou prontamente o médico ginecologista Wilson Wamashiro.

“Ele (médico) estava iniciando o horário de atendimento aqui em nossa unidade e, diante da urgência, parou a consulta imediatamente. Da chegada da mãe até o nascimento do bebê, foram cerca de 20 minutos. Pra nós foi um susto, seguido de emoção e alegria por ter dado tudo certo”, relatou.

Com ação coordenada, toda a equipe de saúde trabalhou no acolhimento, acionamento do Samu e realização do parto. “Todo mundo sabe que uma UBS não tem os mesmos recursos de uma maternidade, mas numa hora como essa, não temos opções. Graças a Deus e à destreza do médico e da equipe, tudo correu bem”, contou a enfermeira.

Olívia nasceu com 38 semanas e 5 dias (conforme estimativa do ginecologista). Ela estava na presença do pai e em poucos minutos já conheceu os três irmãos que acompanharam os pais na UBS.

A mãe permaneceu o tempo todo consciente, orientada e já ofereceu o peito para a primeira mamada do bebê. Cerca de cinco minutos após o parto, o Samu chegou à unidade básica e levou a criança e a mulher para o Hospital Materno Infantil.

Responsável pelo território da UBS JK, a apoiadora da Atenção Básica Valéria Castro, comentou a dificuldade de um atendimento tão atípico. “Não faz parte da rotina. Por mais que seja um atendimento de saúde, exige competências e recursos específicos. Mesmo assim, nosso pessoal não olhou as dificuldades e fez o que era preciso”, disse.

O secretário municipal da Saúde, Ricardo Mustafá, parabenizou a equipe. “De forma profissional e muito ágil, essa equipe fez exatamente o que esperávamos de cada um. Estamos felizes, agradecidos e muito emocionados. Desejamos felicidades a esta família e que esse padrão de empenho e carinho com o paciente seja modelo para todas as nossas unidades”, disse o secretário.