19 JAN 2022
Chefe do Executivo abre Programa “Imuniza Marília Kids” na UBS Chico Mendes
Ivan Cavalhieri Rosa, de 7 anos, e João Pedro de Lima Rodolfo, de 11, foram as duas primeiras crianças a serem vacinadas

O prefeito Daniel Alonso abriu oficialmente na tarde desta quarta-feira, dia 19 de janeiro, o programa “Imuniza Marília Kids”, voltado para a vacinação contra a Covid-19 em crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades ou deficiência.
O evento marcou o início da vacinação de crianças e reforça a necessidade da imunização total com as duas doses da vacina. Para isso, a Prefeitura de Marília vai entregar um Certificado de Proteção bem diferente, que mostra a importância das duas doses. No texto além do nome da criança a mensagem é de conforto e incentivo: “Enfrentou a agulhinha que salva vidas. Te esperamos para a segunda dose!”
A cerimônia contou com as presenças do prefeito Daniel Alonso, do vereador Elio Ajeka e dos secretários municipais Cássio Luiz Pinto Júnior (Saúde) e Levi Gomes de Oliveira (Fazenda), além de servidores da unidade e da própria Secretaria Municipal da Saúde.
A solenidade contou ainda com uma apresentação oficial do Jocum (Jovens Com Uma Missão), grupo de São Paulo e que ficará em Marília até domingo, desenvolvendo um trabalho com crianças, com a missão de levar o nome de Deus às pessoas.
O grupo se apresentou também nas outras quatro unidades que iniciaram a vacinação para as crianças – UBS Planalto, UBS São Judas, UBS Santa Antonieta e UBS Alto Cafezal.
As duas primeiras crianças que foram vacinadas na UBS Chico Mendes foram Ivan Cavalhieri Rosa, de 7 anos, que possui uma mutação rara no gene DHX30; e João Pedro de Lima Rodolfo, de 11 anos, que é autista. A técnica de enfermagem Neusa Medeiros foi quem aplicou a vacina.
O prefeito Daniel Alonso destacou a importância do início da vacinação em crianças. “Está mais do que provado que a vacina salva vidas. É muito importante que os pais levem as crianças para tomarem a vacina para maior seguranças delas e também dos adultos que convivem no mesmo ambiente. Peço aos pais que façam o agendamento e levem os filhos para serem imunizados.”
O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, lembrou que Marília recebeu 1.040 doses do Governo do Estado nessa primeira remessa, mas que apenas cerca de 300 crianças foram agendadas – a vacinação vai prosseguir também nesta quinta-feira, dia 20.
“Ficou bem abaixo do que esperávamos. É importante que os pais se conscientizem da importância de vacinar também as crianças e acredito que isso irá acontecer nos próximos dias. A vacina salva vidas e todos precisamos continuar nos protegendo, principalmente nesse momento que os casos estão aumentando em todo o país”, disse o secretário.

11 ANOS SEM COMORBIDADES
Cássio Júnior informou também que chegou uma nova remessa de vacina contra a Covid-19 para crianças e que Marília vai iniciar neste sábado, dia 22, das 7h às 13h, nas cinco unidades - UBS Planalto, UBS São Judas, UBS Santa Antonieta, UBS Chico Mendes e UBS Alto Cafezal – a vacinação para crianças de 11 anos sem comorbidades.
“Com esse novo lote, teremos aproximadamente 2.000 doses para a ação deste sábado. Para essa ação, os pais devem fazer o agendamento nesta sexta-feira, dia 21, com o link (https://imuniza.marilia.sp.gov.br) sendo aberto às 9h”, afirmou o secretário.

Fotos: Julio Cesar de Carlis