25 ABR 2022
Secretaria de Direitos Humanos apoia Projeto Crisálida dos alunos da Etec
O Projeto Crisálida tem o objetivo de arrecadar absorventes para combater a pobreza menstrual

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos esteve reunida na última quarta-feira (20) com representantes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência da Mulher, para apoiar a iniciativa de alunos da Etec Antônio Devisate de arrecadação de absorventes, do Projeto Crisálida.
O projeto tem o objetivo de arrecadar absorventes para combater a pobreza menstrual, expondo o assunto “menstruação” a fim de evitar o preconceito e gerando empatia social com relação às mulheres.
Em princípio, o projeto teve início para suprir a necessidade das alunas carentes da Etec. Com a colaboração dos alunos, funcionários e a parceria da Secretaria de Direitos Humanos, foram arrecadadas cerca de 800 unidades de absorventes, que foram doados para o Centro de Referência da Mulher de Marília.
De acordo com a aluna Bianca de Souza Barbosa, coordenadora do Projeto, o engajamento dos professores, coordenadores e alunos foi essencial para a arrecadação.
Para o coordenador do ensino médio, Prof. Marco Antônio Machado, afirmou que houve uma importante conscientização dos alunos para que compreendessem a necessidade de falar sobre o assunto, deixando de lado a vergonha e o preconceito. Além disso, observou que estava havendo grande evasão escolar em épocas dos ciclos menstruais, pois algumas estudantes sequer tem acesso aos absorventes e não estavam indo para escola.
Adriana Tognoli, advogada e coordenadora do Centro de Referência da Mulher, agradeceu a doação e elogiou o projeto, destacando a importância de abranger outros temas como assédio, desigualdade de gênero e a violência contra a mulher nos ambientes escolares.
O evento contou com a presença do secretário de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno, que se dispôs em apoiar demais projetos realizados pela Etec Antonio Devisate e colocou a secretaria à disposição da escola, alunos e professores para as parcerias.