24 JUN 2022
Marília reforça conscientização na “Semana Nacional de Políticas sobre Drogas”

O Dia Internacional de Combate às Drogas é comemorado anualmente em 26 de junho e foi criado em Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Resolução nº 42/112, de 7 de dezembro de 1987.
Nesta semana, em alusão à data, o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Álcool e outras Drogas de Marília (COMAD) reforça a necessidade da conscientização sobre o uso de substâncias psicoativas e alerta a população para a importância da prevenção.
As drogas podem ser definidas como substâncias capazes de alterar o funcionamento de um ou mais sistemas do corpo humano. Várias substâncias podem, portanto, ser classificadas como drogas, inclusive os medicamentos.
Conforme a legislação vigente, drogas ilícitas são aquelas que têm sua utilização e comercialização proibidas, como a maconha, a cocaína e o crack. Drogas lícitas, por sua vez, são aquelas que podem ser comercializadas, como por exemplo, as bebidas alcoólicas e o cigarro.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que o uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, maconha, crack e cocaína é um problema de saúde mundial, que se relaciona a aspectos culturais, sociais, econômicos e políticos.
O Relatório Mundial sobre Drogas de 2021 (UNODC/ONU) evidenciou que cerca de 5,5% da população mundial usou drogas pelo menos uma vez no último ano e que, deste percentual, 13% apresentou algum transtorno associado ao uso.
Outro agravante identificado foi o aumento significativo do consumo de álcool e tabaco entre os brasileiros no decorrer da pandemia e, no contexto urbano, o elevado índice de violência diretamente relacionada ao tráfico de drogas.
Considerando este cenário, em atenção à Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, instituída pela Lei nº 13.840 de 2019, o COMAD propõe a intensificação da difusão de informações sobre os problemas decorrentes do uso de drogas, a divulgação dos pontos de atenção que trabalham ações de prevenção, acolhimento e tratamento na rede de cuidados de Marília e conclama a sociedade mariliense para o debate público sobre as políticas de drogas do município.
O objetivo é conscientizar a população sobre os problemas que repercutem sobre os indivíduos afetados pelas drogas e a população, uma oportunidade para refletir o fenômeno como uma questão de saúde pública que deve ser enfrentada pela adoção de estratégias sob abordagem multidisciplinar em ações de prevenção, tratamento, redução de danos e reinserção social de usuários, reconhecendo a diversidade e pluralidade de fatores incidentes.
Neste sentido, o COMAD elenca a prevenção como eixo central, partindo do pressuposto de que é necessário promover um ambiente que possibilite o pertencimento, o acesso à cidade e o desenvolvimento do bem viver, propiciando a promoção de saúde, perspectivas de futuro e qualidade de vida aos indivíduos e à coletividade, a partir da responsabilidade social compartilhada.
Cabe ressaltar a necessidade da construção de redes de apoio com articulação junto aos diferentes segmentos da sociedade e dos órgãos governamentais, com planejamento voltado a redução dos fatores de risco (que aumentam as chances de envolvimento com álcool e drogas) e fortalecimento dos fatores de proteção (que neutralizam os fatores de risco), identificados nos diversos níveis de convivência desde o âmbito individual, familiar, junto aos pares, em escolas, no trabalho e nas comunidades.
Assim, o COMAD entende que o estímulo à prática regular de atividades físicas, incentivo à atividades artísticas, culturais e sociais são estratégias potentes reconhecidas cientificamente para a manutenção da saúde e bem-estar e que carecem de ampliação e implementação em nossa cidade para que de fato possamos consolidar políticas públicas que impactem a redução do uso e abuso de drogas e suas nefastas consequências, abarcando esta complexa problemática com ações de prevenção desde a infância.

Sobre o COMAD

O COMAD é um órgão deliberativo composto por representantes do governo e sociedade civil, que tem por objetivo definir as políticas públicas municipais sobre álcool e outras drogas. O colegiado é responsável por desenvolver estratégias para o enfrentamento dos problemas relacionados ao consumo de álcool e drogas, promovendo a intersetorialidade e a integralidade de ações para a redução de danos sociais, à saúde e à vida causada pelo consumo destas substâncias.

Serviços

Quem necessita de acolhimento e tratamento devido ao uso de álcool e outras drogas deve procurar: (ver artes)