09 SET 2022
Secretaria da Saúde e Famema realizam I Encontro para os cidadãos estomizados
Evento fez parte do Dia dos Estomizados, celebrado em 21 de setembro, de acordo com a Lei Municipal 7.217/10
A Lei Municipal 7.217/10, que se refere à data comemorativa do Dia dos Estomizados, no município de Marília, faz-se no dia 21 de setembro.

Em comemoração a esta data, na última terça-feira, dia 6, a Secretaria Municipal da Saú-de, através da Equipe Técnica da Saúde do Adulto, e em parceria com a Famema (Facul-dade de Medicina de Marília), realizou o I Encontro para os Cidadãos Estomizados, com participação também de acadêmicos de enfermagem e medicina, enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem, com o tema: Vencendo Barreiras por trás do Estoma.

O evento foi realizado no Auditório Mário Alberto Consentino, da Famema, contando com a presença de 70 participantes.

O objetivo do encontro foi fortalecer os vínculos entre pacientes e profissionais dentro do universo dos estomizados. Para ampliar conhecimentos e a visão da empatia relaciona-dos ao cuidado e o estilo de vida dessas pessoas, mostrando que a vida continua após hospitalização e estomização, com a presença de influencers estomizados, relatando su-as histórias e vivências pós estomia.

Os estomizados de Marília têm o suporte e retirada de materiais via SUS, no departamen-to de Estomias na Secretaria da Saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefo-ne (14) 3042-6500 ramal 6633.