Proposta da Recicloteca é reutilizar livros e incentivar o hábito da leitura na população mariliense
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Limpeza Pública e Meio Ambiente abriram as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, com uma exitosa parceria com o Lions Clube Marília 3º Milênio, através da entrega da Recicloteca para o Jardim Montana 2, na zona Norte. A Recicloteca é uma biblioteca comunitária, disponibilizada através da reutilização de uma geladeira que passa a acomodar acervo repleto de títulos, livros, gibis e obras literárias. Todos os livros foram doados ao Projeto Plantas e Peixes.
“A Recicloteta visa propagar a sustentabilidade através do reuso de materiais entre a população. Através da doação de livros e geladeiras usadas, minibibliotecas são organizadas e instaladas em áreas públicas”, informou o secretário municipal da Limpeza Pública e Meio Ambiente, Wanderley Dolce. A entrega da Recicloteca ao Projeto Plantas e Peixes, no Jardim Montana 2, contou com as presenças dos acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem, da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), ambientalistas do Grupo Frente Sustentável, Lions Clube Marília Literário, LEO Clube Marília 3º Milênio e equipe do Programa Município Verde Azul.
Centenas de livros são disponibilizados à população, que pode ler no local, levar para casa e depois devolver. Além disso, também é possível doar novos exemplares para que o acervo do projeto fique ativo. “O Projeto Recicloteca tem por objetivo propagar o hábito do reaproveitamento dos materiais, evitando a extração de insumos para produção de produtos semelhantes. Assim, um mesmo livro poderá ser reutilizado por dezenas de pessoas, levando o conhecimento e cultura à nossa população”, ponderou o secretário Dolce.
A ação promove sustentabilidade através do reuso de materiais, onde velhas geladeiras são aproveitadas como estantes para centenas de livros que seriam descartados. “Uma ação local de grande impacto global, se considerarmos que vários atos similares estão sendo realizados pelo mundo com o mesmo objetivo”, explicou.
Avanços ambientais
“Hoje comemoramos esta importante data mundial. Cuidamos com carinho do nosso meio ambiente todos os dias. Atualmente Marília é certificada pelo Programa Município Verde Azul, se destacando ambientalmente em todo Estado de São Paulo. Temos o tratamento de esgoto como marco importantíssimo desta gestão. Projetos como ‘Nascentes’, que identificou e monitora 1.448 olhos d’água, ‘Minha Escola é Verde’, que vem plantando árvores na rede pública de ensino com participação dos alunos, replicando a educação ambiental sobre o tema, e ‘Minha Cidade é Verde’, que cria bosques temáticos em áreas ociosas, melhorando a cobertura vegetal urbana, demonstram os avanços ambientais que conquistamos para Marília”, ressaltou o prefeito de Marília, Daniel Alonso.
O chefe do Executivo informou que a Prefeitura de Marília está realizando o chamamento público para cadastramento de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis para organização do setor. “Na sequência, daremos início aos trabalhos de coleta seletiva em Marília. Iniciamos nesta administração um legado que refletirá em benefícios ambientais ao longo dos anos, deixando como herança uma cidade bem melhor para as gerações futuras”, concluiu Daniel Alonso.
Fotos: Divulgação