Projeto assessora casais que passam por reestruturação familiar
Os integrantes do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Marília Juliana Raquel Nunes, Patrícia dos Santos Chiavelli e Marcelo de Souza Carneiro estiveram na sede da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social para apresentar o trabalho desenvolvido pela equipe e explicar o objetivo da ‘Oficina de Pais e Filhos’ para o Secretário Delegado Wilson Damasceno e técnicos da pasta.
Após explicarem como Cejusc atua na solução amigável de conflitos por meio de mediação e conciliação foi apresentada a ‘Oficina de Pais e Filhos’, que atua junto a casais envolvidos em processos de divórcio e dissolução de união estável. A proposta da oficina é divulgar maneiras saudáveis de lidar com a ruptura do vínculo afetivo e auxiliar os pais a proteger os filhos dos efeitos danosos dos conflitos advindos da separação.
“O divórcio não é o fim da família e sim a reorganização dela. É algo natural que pode fazer parte da história da vida das pessoas e que pode ser conduzido com certa tranquilidade,” explicou Marcelo de Souza Carneiro, integrante do Cejusc. Juliana Raquel Nunes, responsável pelo Cejusc Marília, esclareceu que o treinamento consiste num complemento ao trabalho realizado. “Precisamos lembrar que a criança não é um adulto que não cresceu e que a alienação parental é uma violação contra o próprio filho. É preciso ter bem claro que quem se separa são os pais, mas o vínculo com os filhos permanece por toda vida,” explicou.
“O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) são portas de entrada aos serviços socioassistenciais. Muitas famílias nos procuram precisando de orientação e encaminhamento. Com os esclarecimentos prestados pela equipe do Cejusc teremos ferramentas para prestar um atendimento mais eficiente aos nossos usuários”, destacou a assistente social Maria Aparecida Alves Martins, coordenadora da Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
“Conhecer os serviços prestados pelo Cejusc e aproximar a população do Poder Judiciário, por meio da conscientização da cultura da paz e da relevância da comunicação não-violenta para a solução dos conflitos é muito importante para a Assistência Social. Este encontro foi muito proveitoso para nós e já estamos alinhando parceria para que o Cejusc vá aos nossos serviços”, ressaltou o secretário da pasta, Delegado Wilson Damasceno.
O prefeito de Marília, Daniel Alonso, ponderou sobre a importância de estreitar os laços com o Cejusc e levar iniciativa tão importante para os serviços executados nas Secretarias Municipais. O Cejusc funciona no campus da Unimar (Universidade de Marília), bloco 6 (ao lado da Biblioteca da Unimar), na Avenida Hygino Muzzi Filho, nº 1001 (Jardim Araxá), e realiza atendimento “porta aberta” (sem agendamento), de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30.
Fotos: Divulgação