30 OUT 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Programação especial organizada pelo Conselho Municipal do Idoso de Marília e Secretaria Municipal de Assistência Social atende 600 idosos durante mês de outubro
Atividades priorizaram integração, servindo saboroso café e oferecendo música para que todos pudessem descontrair
Com apoio da Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social de Marília, o Conselho Municipal do Idoso de Marília (Comdim) ofereceu três dias de cafés dançantes para idosos dos Serviços de Convivência, Centros-Dias do Idoso e Grupos da Terceira Idade de Marília. Os cafés foram promovidos nos dias 18 e 19 de outubro, das 9h às 12 horas, e no dia 25 de outubro, das 14h às 17 horas. As festividades aconteceram no salão de eventos do Alves Hotel com oferta de baile, oportunidade em que os idosos desfrutaram de momentos de muita alegria, descontração e integração.

Cerca de 600 idosos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de vínculos acima de 60 anos dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), dos CDIs (Centros-Dias do Idoso) e dos Grupos de Terceira Idade do Município participaram da programação especial, organizada em homenagem ao Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro em todo o Brasil. Atualmente, no Brasil, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em todo o mundo, o processo demográfico passa por uma transição única e irreversível, resultando em mais população idosa em todos os lugares.

Em Marília não é diferente. Atualmente, segundo a Fundação Seade, são 234.701 habitantes, sendo 44.845 com 60 anos ou mais, um total de 19,1% da população. A Casa do Caminho, Lar São Vicente de Paulo, Centro Médico Aconchego, ACC (Associação de Combate ao Câncer), Santa Casa de Misericórdia, Grupo Mariliense de Apoio ao Doente Câncer (GMADC) e o Projeto Novo Tempo do Instituto Lottus também receberam recursos do Comdim para realização de comemoração própria.

“Estamos com uma gestão qualificada e atuante. Em outubro, quando comemoramos a Melhor Idade, conseguimos proporcionar três dias de café dançante com baile especial para os idosos frequentadores dos Cras, CDIs e Grupos da Terceira Idade. Para os idosos das ILPIs (Instituição de Longa Permanência para Idosos) inscritos no conselho, enviamos recursos para que realizassem as próprias comemorações”, informou a presidente do Conselho do Idoso, Tereza Aparecida Machado, que também é a atual presidente do Comus, o Conselho Municipal da Saúde.

Para a técnica de referência da Média Complexidade da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), Edna Mattos Santos, os idosos participantes ficaram encantados com tudo. “Eles se sentiram prestigiados, valorizados e se emocionaram com o carinho demonstrado por toda equipe, tanto da Assistência Social, quanto do hotel e dos conselheiros do Comdim responsáveis pela organização e realização do evento, que foi um diferencial na vida deles” destacou.

“Importante ressaltar que esta é a primeira vez que o Comdim realiza esse tipo de evento nos surpreendendo pelo sucesso e pela receptividade dos idosos e dos serviços atendidos. Foi um marco para todos os conselheiros e junto com a Secretaria de Assistência pretendemos ampliar as ações junto a esse público. O apoio do secretário Delegado Damasceno foi um ganho para nós e para o triênio de 2024/2026 incluiremos em nosso Plano de Trabalho muitas atividades voltadas aos idosos, pois o Comdim irá onde os idosos estiverem, seja nas ILPIs, nos Cras, nos Cdis e nos grupos dos idosos”, salientou Tereza Machado.

“Os eventos realizados por meio dos cafés dançantes foram desenhados pelo Conselho para saber onde estão os idosos de Marília e desenvolver um trabalho em parceria com a Assistência Social, e assim fazer valer não somente o Estatuto do Idoso, mas também políticas públicas para idosos intersetorialmente. Temos que nos lembrar de que o número de idosos vem aumentando e que nós também seremos idosos um dia e poderemos precisar de carinho e desses serviços de acolhimento. Portanto, já é consenso entre os conselheiros que realizaremos atividades mensais para idosos a partir de 2024” concluiu Tereza Machado.

Na opinião do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Delegado Wilson Damasceno, a pessoa idosa deve ser não só respeitada, mas também valorizada por suas experiências e o aprendizado ao longo da vida. “Precisamos de políticas proativas e adaptativas para a Terceira Idade, promover a proteção social e incentivar a reflexão para combater o preconceito e o estereótipo negativo que envolve a velhice. Os serviços da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social voltados para a pessoa idosa têm focado no atendimento humanizado e acolhedor, oferecendo diversas atividades, alimentação adequada e profissionais especializados em saúde e assistência social para que a qualidade de vida desses usuários seja digna e respeitada,” concluiu o secretário.

“É muito importante que a pessoa idosa seja acolhida, valorizada e respeitada. A dignidade e a qualidade de vida são fundamentais para essas pessoas que contribuíram tanto com a sociedade e hoje buscam políticas públicas para usufruir de momentos de lazer, atividades e companhia e qualificação para longevidade ativa”, observou o prefeito de Marília, Daniel Alonso.

Fotos: Divulgação
Noticia prefeitura-inaugura-banco-municipal-de-alimentos-nesta-terca-feira-dia-30-de-abril-para
Há 41 minutos
Prefeitura inaugura Banco Municipal de Alimentos nesta terça-feira, dia 30 de abril, para ampliar a segurança alimentar da população