Clique aqui e consulte nossas políticas.
13 NOV 2023
DIREITOS HUMANOS
PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
Marília sedia 19ª edição do Congresso de Direito do Trabalho Rural do TRT da 15ª Região e chefe do Poder Executivo ressalta influência do evento para todo o Brasil
“Marília se tornou a capital do Direito do Trabalho Rural por dois dias e as discussões aqui vão influenciar diretamente as relações trabalhistas do meio rural em todo o território nacional”, declarou o prefeito municipal, Daniel Alonso
Marília sediou entre os dias 9 e 10 de novembro a 19ª edição do Congresso de Direito do Trabalho Rural do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da 15ª Região, que trouxe para a cidade grandes autoridades do setor, incluindo desembargadores, entre eles o presidente do TRT da 15ª Região, Dr Samuel Hugo Lima, e o presidente do TRT da 4ª Região, desembargador Dr Francisco Rossal de Araújo. A abertura oficial, realizada no anfiteatro da Universidade de Marília (Unimar), contou com a participação do prefeito de Marília, Daniel Alonso, secretário municipal da Assistência Social, Delegado Wilson Damasceno, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Marília, Dr Tércio Spigolon, e o reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva.

Também prestigiaram a solenidade o procurador da República, Dr Jefferson Aparecido Dias, desembargador Dr Carlos Alberto Bosco, juiz do Trabalho em Marília, Dr Alexandre Garcia Muller, a advogada Dra Cristiani Dozin Vilela, que na ocasião representou a presidente da seção estadual da OAB São Paulo, Dra Patrícia Vanzolini e o conselheiro regional da OAB e advogado Dr João Carlos Pereira. “Marília se tornou a capital do Direito do Trabalho Rural por dois dias e as discussões aqui vão influenciar diretamente as relações trabalhistas do meio rural em todo o território nacional”, declarou o chefe do Executivo de Marília.

Daniel Alonso ressaltou que, atualmente, o TRT da 15ª Região é o segundo maior tribunal trabalhista de todo o Brasil, possuindo mais de 150 varas do Trabalho, “composto por um exército de 371 juízes, 55 desembargadores e mais de 3 mil servidores”, contextualizou. “São estes homens e mulheres que, diariamente, asseguram as garantias individuais e coletivas de outros homens e mulheres, que trabalham pelo fortalecimento de nossa sociedade. É através do trabalho que a roda da economia gira e tudo acontece. E, o campo, o meio rural, por sua vez, tem papel imprescindível na geração das nossas riquezas, bem como no aquecimento do Produto Interno Bruto, o PIB, do nosso Brasil”, afirmou. O prefeito de Marília ponderou que as discussões e plenárias promovidas durante a programação da 19ª edição do Congresso de Direito do Trabalho Rural do TRT da 15ª Região visaram aperfeiçoar e humanizar as relações trabalhistas, “inclusive no conceito de produtividade dentro de um agronegócio cada vez mais mecanizado”, ponderou. O reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, agradeceu a dedicação do prefeito Daniel Alonso por Marília e elogiou seus esforços pelo fortalecimento da cidade. “O prefeito Daniel luta por uma Marília cada vez melhor”, disse.

Ao discursar na abertura do congresso, o desembargador Samuel Hugo Lima, presidente do TRT da 15ª Região e da comissão organizadora do evento, mencionou o crescimento notável do agronegócio brasileiro, ponderando sobre a dignidade do trabalho rural. Antes de concluir sua fala, citou um trecho do poema de Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810), ‘Marília de Dirceu’, texto literário que inspirou o nome da cidade de Marília. “Eu, Marília, não sou algum vaqueiro que viva de guardar alheio, gado, de tosco-trato… Dá-me vinho, legume, fruta, azeite; Das brancas ovelhinhas, tiro o leite e mais as finas lãs…’, citou o presidente do TRT.

Fotos: Ramon Barbosa Franco

Noticia secretaria-de-direitos-humanos-de-marilia-wania-lombardi-e-coordenadora-do-centro
Há 4 dias
Secretária de Direitos Humanos de Marília Wania Lombardi e coordenadora do Centro Municipal de Referência da Mulher, Zileide Bernardo, são recebidas pela deputada estadual Dani Alonso (PL) na Alesp