Espaço oferece atendimento às mulheres violentadas ou em estado de vulnerabilidade. Também promove orientações jurídicas, psicológicas e terapêuticas
O Centro Municipal de Referência da Mulher, instituído pela Lei Municipal nº 8.581 de agosto de 2020, comemora o ‘Dia das Mães’ com distribuição de bombons no centro da cidade, nesta sexta-feira, dia 10 de maio de 2024, às 10h na ‘ilha’ da Galeria Atenas, nas proximidades do Terminal Rodoviário Urbano de Marília.
Esta é mais uma das ações sociais realizadas pelo Centro Municipal de Referência da Mulher que oferece orientação jurídica, atendimentos psicológico e terapêutico, além da recepção às mulheres vítimas de violência doméstica ou em estado de vulnerabilidade, inclusive mulheres trans e mães agredidas por filhos adictos.
O espaço é mantido pela Prefeitura Municipal de Marília, através da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos de Marília com o objetivo de oferecer atendimento gratuito às mulheres a partir de 18 anos de idade que procuram ajuda de forma espontânea ou encaminhadas pela Polícia Militar; o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar ou pela Rede de Proteção Social Órion.
De acordo com Rayssa Santos, assistente social do Centro Municipal de Referência da Mulher, o espaço conta com salas para atendimento privativo, reuniões, palestras, oficinas culturais, copas, banheiros e artigos para banho, brinquedoteca, além de um brechó solidário permanente (roupas e sapatos) para atender mulheres e crianças que estão em estado de vulnerabilidade social. “Todas que nos procuram, inclusive mães com seus filhos, são atendidas com privacidade que precisam e oferecemos o acolhimento com o conforto que necessitam”, disse a assistente social.
Roda de conversas
A secretária municipal dos Direitos Humanos, Wania Lombardi, informa que em 2 anos de ações de combate à violência doméstica e preventiva, centenas de mulheres já foram atendidas nos espaços do Centro Municipal de Referência da Mulher. De acordo com ela, todas as vítimas recebem acompanhamentos sociais, orientações jurídicas em parceria com a Defensoria Pública, além de atendimentos com psicólogas voluntárias, além de participarem de oficinas de consciência corporal com fisioterapeutas também voluntários.
“Nas rodas de conversas as participantes se envolvem com os diversos temas apresentados e que vêm de encontro com a realidade que muitas estão vivendo e que passam a ganhar força e autoestima para a prevenção e ruptura de situações de violência. Os temas também contribuem para que muitas delas resgate a cidadania e o interesse em voltar ao mercado de trabalho para resgatar a dignidade”, explica Wania Lombardi. Conforme ressaltou a secretária de Direitos Humanos, o Centro de Referência possui um brechó solidário com roupas e calçados selecionados. “Todo material é higienizado e disposto em formato de loja para atender às mulheres que muitas vezes chegam com a roupa do corpo para o atendimento”.
Ação para o ‘Dia das Mães’
Além de divulgar ações com o dever de proteger as mulheres e seus direitos, o Centro Municipal de Referência da Mulher articula serviços governamentais e não-governamentais que integram a Rede de Proteção e Defesa da Mulher. “Para comemorar os 'Dias das Mães', nesta sexta-feira, dia 10 de maio de 2024, vamos distribuir bombons às mulheres na região central da cidade, ‘ilha’ da Galeria Atenas, às 10h, para divulgar as ações do Centro de Referência da Mulher. Temos intensificado também em palestras ministradas em empresas públicas e privadas, ONGs, Escolas e nos espaços onde as mulheres ganham protagonismo, os Direitos da Mulher e a Lei Federal Maria da Penha, nº 11.340 de 7 de agosto de 2006, que tem como objetivo principal, estipular punição adequada e coibir atos de violência doméstica contra a mulher”, informa a secretária municipal dos Direitos Humanos.
Serviço
Centro Municipal de Referência da Mulher
Rua Quatro de Abril, nº 763, Centro - Marília (SP)
(14) 3434-2721 - Whatsapp (14) 98205-1375
Fotos: Mariano Rocha