Encontro realizado no auditório do Ciesp foi comandado pela deputada estadual Bruna Furlan e contou com a presença de representantes de hospitais e de municípios da região
A presidente da Comissão de Saúde da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), deputada estadual Bruna Furlan (PSDB), comandou na manhã desta quinta-feira (14), no auditório do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), a Audiência Pública do DRS IX (Departamento Regional de Saúde) de Marília, que reúne 62 municípios.
Esta foi a 11ª Audiência Pública dos DRSs comandada pela deputada estadual Bruna Furlan e contou com a presença do prefeito Vinicius Camarinha; do presidente da Câmara, vereador Danilo da Saúde; da secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio; e da diretora do DRS IX, Célia Maria Marafiotti Neto.
Estiveram presentes também o vereador Delegado Wilson Damasceno; a superintendente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Unimar), Márcia Mesquita Serva; representantes da Santa Casa de Marília, entre eles, o vice-provedor Luiz Antônio Orlando; Sônia Custódio, representando a Famema (Faculdade de Medicina de Marília); e representantes de várias cidades da região.
Bruna Furlan recebeu durante a solenidade oficial da Audiência Pública o título de Visitante Ilustre na cidade de Marília, entregue pelos vereadores Danilo da Saúde e Delegado Wilson Damasceno.
Após as falas das autoridades, abriu-se espaço para manifestações dos presentes, que tiveram a oportunidade de expor as dificuldades dos hospitais de Marília e também das secretarias de saúde de municípios do DRS IX.
A deputada disse que o governador Tarcísio de Freitas tem muita consideração por Marília e pelo prefeito Vinicius Camarinha. “O governador tem muito respeito, consideração e admiração. Mesmo jovem, ele tem muita experiência, é muito bem relacionado no Parlamento e ele tem muitos deputados parceiros lá, que certamente irão colaborar muito com o DRS de Marília. Foi a nossa 11ª audiência, estamos percorrendo todo o Estado, e foi bastante positiva, com Marília e os demais municípios expondo suas principais dificuldades na área da saúde.”
O prefeito Vinicius Camarinha ressaltou a importância da vinda da deputada Bruna Furlan a Marília. “Para nós é uma satisfação receber a deputada estadual Bruna Furlan e só tenho que parabenizá-la por percorrer todo o Estado e conhecer de perto a realidade das pessoas. Cumprimento a deputada por esse trabalho tão importante e que vai dar ótimos frutos, beneficiando a população que mais precisa. Em Marília, ela recentemente contribuiu com uma emenda para que possamos zera a fila de Raio X e Oftalmo, o que já está em andamento. Agradecemos à deputada Bruna Furlan e aos demais deputados que estão nos apoiando para vencermos todas as crises que enfrentamos na saúde.”
O presidente da Câmara, Danilo da Saúde, disse que o Legislativo está junto com o Executivo para melhorar a saúde e qualidade de vida dos marilienses. “Estamos com essa união de forças para que Marília recupere o tempo perdido e consiga avançar no atendimento da população. Agradeço à deputada Bruna Furlan por vir a nossa cidade e também pelo apoio ao município lá na Alesp, colocando emendas importantes para melhorar a saúde da nossa população.”
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, afirmou que a audiência pública foi positiva. “Só temos que agradecer à deputada estadual Bruna Furlan por vir aqui e conhecer a realidade de Marília e dos municípios vizinhos. Foi um encontro bastante positivo e temos a convicção que iremos avançar bastante em exames e consultas com médicos especialistas com a construção do tão sonhado AME (Ambulatório Médico de Especialidades).”
Já a diretora do DRS IX de Marília, Célia Maria Marafiotti Neto, destacou a estrutura do departamento. “O nosso DRS conta com 62 municípios, são 33 instituições de saúde, temos três AMEs (Tupã, Assis e Ourinhos) e em breve teremos o AME Marília, que atenderá 19 municípios. Hoje, a farmácia de alto custo é uma grande conquista, com tempo de espera de no máximo 30 minutos e, em muitos dias, no máximo 15 minutos. O DRS de Marília é o segundo maior do Estado em número de idosos e outra particularidade é a população privada de liberdade, com 19 instituições e em torno de 23 mil pessoas. Temos que pensar em ações para essas duas situações.”
Fotos: Divulgação