A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Saúde e de Assistência Social e Cidadania, encerra nesta sexta-feira (22) a Semana “Tamo Junto”, com diversas ações alusivas ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto.
As ações estão sendo realizadas no Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), que fica na Avenida Brasil, 518, na região central da cidade, no horário das 8h30 às 11h.
A Semana “Tamo Junto” foi idealizada e organizada pela equipe do Centro POP que contou com a colaboração de vários parceiros para ser concretizada. A ação intersetorial teve como objetivo promover a inclusão social e o acesso a serviços essenciais para a população em situação de rua e em situação de vulnerabilidade social.
Durante a semana, ocorreram palestras, elaboração de currículos, atualização cadastral pelo CadÚnico, atendimento da Defensoria Pública e do Cartório Parra e atividades recreativas, em parceria com as equipes do Serviço de Abordagem Social, Consultório na Rua, e CAPS Com Viver.
“É preciso pensar que o ser humano não é fragmentado e é responsabilidade de todas as políticas públicas. A união traz a eficácia na tentativa de superação da situação de rua”, destacou Patrícia Ernica Cerqueira César, coordenadora do Centro POP e da Abordagem Social.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Hélide Parrera, ressaltou que as ações promovidas ao longo da semana reforçaram o compromisso da rede socioassistencial com as garantias de direitos, dignidade, cidadania e inclusão das pessoas em situação de rua.
“Encerramos a Semana da Luta da Pessoa em Situação de Rua com a certeza de que cada ação realizada foi um passo importante na garantia de direitos e no fortalecimento do cuidado com essa população. Continuaremos com o acolhimento visando a reinserção social dessas pessoas”, afirmou a secretária.
“Importante reforçar que a primeira edição da Semana ‘Tamo Junto’ prosperou pela união e parceria dos envolvidos que reconhecem a importância de cuidar de todos, principalmente dos mais vulneráveis como as pessoas em situação de rua. Assim, ressalto o trabalho do Centro POP, da Abordagem Social, Ceprom, Cadastro Único, Centro de Referência da Mulher, serviços ligados à Assistência Social e também da Secretaria de Saúde com o Consultório na Rua e o CAPS Com Viver. Significante ressaltar a participação do assistente social do HC, Jurandir Gelmi Jr.; a podóloga Ângela Amanda Cardoso; da Dr.ª Eloisa Maximiano Goto, defensora pública; do psicólogo Hilton Aparecido Santos do HC; do Carlos ao Cartório Parra - Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas; aos cabelereiros Everton Cezário de Andrade e Kauan Pedro Vieira; e da professora Bárbara de Fátima Depode do curso de Terapia Ocupacional da UNESP – Campus Marília”, pontuou Hélide Parrera.
A Secretaria Municipal da Saúde participou ativamente do evento, com as equipes do Consultório na Rua e do Caps Comviver, como explica a enfermeira Marcella Pereira.
“Fizemos uma atividade na terça-feira (19) de Educação em Saúde com o tema: Do prazer ao Prejuízo, para falar sobre o uso de Álcool e outras drogas. Tivemos a participação de 30 pessoas e foi muito positiva. O Caps Comviver também esteve presente, tirando dúvidas sobre o funcionamento do serviço. E além disso, durante toda a semana a Secretaria da Saúde disponibilizou as vacinas de Hepatite B, DTP, Tríplice Viral, Febre amarela e Influenza e Testagem Rápida para ISTs (HIV, Sífilis, Hepatites B e C); assim como acolhimento e encaminhamentos para outros serviços quando necessário. Está sendo uma semana bastante produtiva”, afirmou Marcella.
Além da enfermeira Marcella, a equipe do Consultório na Rua contou com a assistente Social Juliana, a psicóloga Caroline e a técnica em enfermagem Jaqueline. Pelo Caps Comviver estiveram presentes a gerente Talita, a assistente social Tânia e a técnica de enfermagem Beatriz.
19 DE AGOSTO
O Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua tem como objetivo dar visibilidade à realidade enfrentada por este segmento da sociedade, marcado por violações de direitos, preconceito, discriminação e violência. Busca também promover a inclusão nas políticas públicas de assistência social, saúde e trabalho.
Durante toda esta semana as pessoas que vivem em situação vulnerável estão participando de encontros em que são trabalhados temas como
vivências, violação de direitos, violência institucional e expectativa de futuro.
O projeto foi concebido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, por meio das equipes de Proteção Social de Média Complexidade do Centro POP e do Serviço de Abordagem Social, com a participação de assistentes sociais e psicólogos.
ÚLTIMO DIA
A programação para o último dia (sexta-feira, dia 22) da Semana “Tamo Junto” é a seguinte:
– Palestra sobre currículo e entrevista de emprego com Maristela Restanho Balbo Vernaschi e Jean Carlos da Silva Oliveira do Ceprom – Centro Profissionalizante Municipal de Marília;
– Palestra sobre violência contra a mulher com a assistente social Rayssa Santos do CMRM – Centro Municipal de Referência da Mulher;
– Orientações sobre o Programa Bolsa com a coordenadora do PBF de Marília, a assistente social Débora Cristina Lopes Brito Família;
– Orientações sobre Atualização Cadastral, cadastramento e atualização com o entrevistador social Flávio Casagrande e acompanhamento pela coordenadora do Cadastro Único, a assistente social Ângela Maria Cruz.
Fotos: Divulgação