Acompanhados por nutricionistas da Divisão de Alimentação Escolar, o encontro teve como principal objetivo conectar as crianças com a origem dos alimentos
Na última quinta-feira (21/08), uma visita especial marcou a rotina dos alunos do Infantil II da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Raio de Sol – localizada na zona Sul de Marília. Nutricionistas da Divisão de Alimentação Escolar do Município e a equipe da escola acompanharam as crianças até uma propriedade rural cooperada da Coagifram (Cooperativa de Agricultura Familiar) – responsável por fornecer hortaliças para a alimentação escolar.
A iniciativa, que fez parte da 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, teve como principal objetivo conectar as crianças com a origem dos alimentos. Durante a visita, elas puderam não apenas observar, mas também interagir com o processo de plantio, entendendo de onde vêm as hortaliças que chegam à mesa da escola.
Essas atividades são fundamentais para o desenvolvimento infantil por diversos motivos: estímulo à curiosidade e aprendizagem; promoção de hábitos alimentares saudáveis; desenvolvimento da consciência ambiental; e reconhecimento e valorização do produtor.
Segundo a Secretaria Municipal da Educação, a visita dos alunos à propriedade de agricultura familiar e o diálogo com os produtores são exemplos de como a educação alimentar pode ir além da sala de aula. “Ao conectar diretamente as crianças com o ciclo de produção dos alimentos, a iniciativa não apenas ensina sobre a origem da comida, mas também cultiva valores essenciais. O contato com a terra e com os produtores rurais fomenta o respeito pela natureza, à valorização do trabalho manual e formação de hábitos saudáveis desde a infância. Tais experiências transformam o aprendizado em algo vivo e palpável, deixando uma marca positiva e duradoura na relação das crianças com o que elas consomem”, ressalta a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon.
Foto: Divulgação