No último sábado (25), foram promovidas atividades de controle nas regiões Norte e Oeste da cidade
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou no sábado (25), no período da manhã, no bairro Vida Nova Maracá III e adjacências – na zona Norte da cidade, mais uma ação especial de combate ao mosquito Aedes aegypti.
A terceira edição da ação especial, coordenada pela Divisão de Zoonoses, contou com a participação de dois supervisores de campo e 25 agentes de saúde: 14 agentes de controle de endemias e 11 agentes comunitários de saúde. No total, foram realizadas 1.657 visitas técnicas – sendo 632 imóveis trabalhados; 1.025 domicílios estavam fechados, com 29 recusas nesta parcial. Quatro importantes focos de criadouros do Aedes Aegypti foram eliminados pelas equipes de trabalho.
“Novamente, mais de 60% dos imóveis ficaram inacessíveis, o que dificulta bastante a eficácia das nossas ações. Reforçamos que a participação da comunidade é essencial: abrir as casas para a vistoria dos nossos agentes, eliminar água parada e seguir as orientações dos profissionais faz toda a diferença no enfrentamento ao mosquito Aedes”, destaca a médica e secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
Para organizar esse trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde vem utilizando o georreferenciamento, uma tecnologia que permite identificar no mapa as áreas com maior número de casos suspeitos ou confirmados de arboviroses.
Nas duas primeiras edições das ações especiais de combate ao Aedes aegypti aos sábados, os agentes de saúde do município já realizaram, no total, 2.113 visitas: com 1.007 imóveis vistoriados; 1.106 domicílios fechados; e 39 recusas feitas por moradores.
Nebulização em escolas
A Divisão de Zoonoses realizou também na manhã do sábado (25) uma ação de nebulização para o combate da dengue em duas unidades escolares da zona Oeste da cidade.
Na ocasião, três agentes de controle de endemias (ACEs) e um supervisor de área que integram a equipe da Divisão de Zoonoses nebulizaram as instalações da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Mãe Cristina e na Escola Estadual Monsenhor Bicudo, que ficam situadas nos bairros Boa Vista e Salgado Filho.
“Nós utilizamos nebulizadores costais motorizados para a execução dos serviços e que ajuda bastante na eliminação da população adulta dos mosquitos. É uma ação que também integra a nossa rotina de controle”, comenta a supervisora responsável da Divisão de Zoonoses, Talita Rodrigues.
Esta ação de nebulização na zona Oeste do município fez parte das atividades promovidas pelo Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, lançado recentemente pela Secretaria Municipal da Saúde.
“Com o retorno das chuvas, estamos intensificando as nossas ações de combate ao Aedes Aegypti. Além da nebulização, temos promovido bloqueios para controles de criadouros e visitas diárias de rotina em todas as regiões da cidade. O apoio da população é fundamental para que possamos vencer a batalha contra o mosquito e, principalmente, evitar a proliferação de novos casos”, finaliza a secretária Paloma Libanio.
Fotos: Divulgação