Evento reuniu representantes e profissionais que integram os 19 municípios da DRS-IX
Marília foi sede na terça-feira (25/11), no auditório da Unimar (Universidade de Marília), do 2º Encontro da Oficina Regional: “A Vigilância Sanitária no Planejamento Municipal de Saúde”. A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, participou do evento que foi direcionado às Vigilâncias Sanitárias dos municípios da Região de Saúde de Marília.
A oficina teve como objetivo fortalecer a integração da Vigilância Sanitária (VISA) no Planejamento Municipal de Saúde, qualificando equipes, alinhando estratégias e aprimorando a inserção das ações da VISA nos instrumentos do Planejamento (Plano Municipal de Saúde e Programação Anual de Saúde).
A abertura do encontro contou com as presenças da secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio – que representou o COSEMS/SP e o chefe do Executivo no evento; da diretora da DRS IX Marília, Célia Maria Marafiotti Netto; da diretora técnica de Saúde II do Grupo de Vigilância Sanitária XIX - Marília, Margarete Beloni; do técnico do Núcleo de Planejamento e Informação do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, Luiz Antônio Dias Quitério. E também da coordenadora de Vigilâncias da Secretaria Municipal da Saúde, Thaís Leatti; e da supervisora responsável pela VISA em Marília, Talita Domingues Pereira Molina.
O evento reuniu ainda profissionais das Vigilâncias Sanitárias dos 19 municípios da Região de Saúde de Marília, secretários municipais de Saúde, além de representantes do GVS-XIX, CEREST Regional, DRS-IX, setores de Planejamento e COSEMS/SP (com participação remota).
O 2º Encontro deu continuidade ao trabalho iniciado em 06/11 pela Secretaria Municipal da Saúde, e contou com um momento ampliado de discussão e palestra do convidado Luiz Antônio Dias Quitério (do CVS-SP), consolidando as atividades propostas, os produtos dos grupos e os encaminhamentos regionais.
Importância da Oficina Regional
A Oficina Regional representa um espaço estratégico de qualificação e alinhamento entre os municípios, permitindo fortalecer o papel da Vigilância Sanitária na organização do planejamento em saúde.
“Ao integrar diretrizes, metodologias e práticas entre os diferentes níveis de gestão, a oficina contribui para maior coerência regional, melhora a capacidade técnica das equipes e assegura que as ações da VISA tenham impacto real no território. É uma oportunidade essencial para aprimorar processos, fortalecer a Rede e promover respostas mais eficazes às necessidades sanitárias da população”, destaca a médica e secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
Além de sua relevância técnica, a Oficina integra as ações financiadas pelo Piso Variável de Vigilância Sanitária (PV-VISA), repassado ao Município de Marília com a finalidade de apoiar estratégias de qualificação e fortalecimento da Vigilância Sanitária.
Para o ciclo de 2025, o recurso federal está direcionado ao fortalecimento da integração da VISA no Planejamento Municipal de Saúde, incentivando a leitura crítica dos instrumentos de gestão (PMS e PAS) e a inserção estruturada das ações sanitárias na Programação Anual de Saúde.
“Nesse contexto, a Oficina Regional consolida uma ação prevista no escopo do PV-VISA ao promover articulação regional entre as equipes municipais, o GVS e o COSEMS/SP, favorecendo a correta incorporação das ações de Vigilância Sanitária nos instrumentos de gestão e ampliando a capacidade de planejamento integrado na Região de Saúde de Marília”, comenta a supervisora responsável pela VISA em Marília, Talita Domingues Pereira Molina.
Fotos: Divulgação