13 AGO 2018
Interclasse da Etec reúne 250 e promove cidadania no Ginásio Neuza Galetti

O Campeonato Interclasse da Etec (Escola Técnica Estadual) Antônio Devisate, organizado pela Associação de Pais e Mestres da escola e pelo Grêmio Estudantil, com apoio da Selj (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude), foi realizado no período de 6 a 10 de agosto no ginásio Neuza Galetti (avenida Santo Antônio) e reuniu aproximadamente 250 estudantes, promovendo cidadania aos participantes.

A presidente do Grêmio Estudantil da Etec, Larissa Nakamura, avaliou que o evento foi um sucesso, pois promoveu a integração e a socialização dos alunos.

“Minha avaliação do evento foi positiva, organizamos jogos de vôlei, futsal, queima e cabo de guerra e a participação dos alunos da escola foi maciça. Aconteceu algo chato no decorrer dos jogos que foi uma denúncia de um site de notícias, a qual informava que os reeducandos do semiaberto estavam nos incomodando durante os jogos. Mais uma vez venho a público, em nome dos estudantes, dizer que isso foi uma grande mentira, pois em nenhum momento nos sentimentos constrangidos com a presença deles. Foi uma matéria leviana que serviu para nos unir mais e agir rápido para desmentir o boato. O episódio nos fortaleceu e nos ensinou a termos mais ainda a noção de respeito ao próximo e a refletirmos como é importante a inclusão social para termos uma sociedade mais justa e digna”, disse a estudante.

O professor da Etec e também representante da Associação de Pais e Mestre da escola, Durval dos Santos de Oliveira, comentou que a organização dos alunos para realizar o interclasse foi excelente e que mais uma vez eles demonstraram ser exemplos de pessoas. “A avaliação do evento é muito positiva. Os alunos deram show de cidadania pelo esporte e de união para enfrentarem uma adversidade que aconteceu no decorrer dos jogos. Estes estudantes são exemplos a serem seguidos.”

O secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Eduardo Nascimento, disse que a organização do interclasse da Etec foi realizada pelos jovens, os quais desde o início demonstraram responsabilidade e compromisso com outro. O titular da pasta reafirmou que mais parceria com a juventude acontecerá para fomentar a cidadania da juventude,

“Quero também parabenizar a direção da Etec, aos professores e aos alunos pela postura diante da informação de um site de notícias local, o qual divulgou que os reeducandos incomodavam os alunos durante os jogos e representavam uma ameaça. Os alunos agiram em conjunto e desmentiram tal informação com muita dignidade. A postura de todos foi gigante e demonstrou a importância da nossa juventude. Penso que a gente, enquanto sociedade, não pode virar as costas para estas pessoas que estão numa busca incessante para se reintegrarem no corpo social. Cometeram um erro, mas estão pagando por isso e, devido ao seu ótimo comportamento, estão no regime semiaberto e sendo reintegrados à vida. Nós temos que apoiar essa iniciativa para buscar justiça social. Eles almoçam no ginásio porque trabalham na rua – roçando, capinando, pintando, ou seja, melhorando de forma geral a estrutura da cidade – e precisam pelo menos se sentarem para ter uma refeição digna. Parabéns aos alunos da Etec que nos trouxeram esperança na juventude e de um mundo mais justo”, afirmou Nascimento.

Fotos: Divulgação/Selj