20 JUL 2017
PROCESSO SELETIVO
Gestão na saúde garante atendimento mesmo com déficit de servidores; concurso é aguardado

A parceria com os servidores municipais e a gestão de Recursos Humanos, na Secretaria Municipal de Saúde, têm garantido a assistência à população de Marília. A pasta também é impactada pelo déficit de profissionais e será contemplada pelos concursos públicos previstos para este ano.

Para que o atendimento seja assegurado, “dobras” e horas extras são realizadas, principalmente, na área de urgência e emergência (Samu e PA Sul) e serviços especializados. As jornadas diferenciadas são possíveis com o apoio das Secretarias de Administração e Planejamento Econômico.

As informações sobre os cargos efetivos existentes e os ocupados estão disponíveis no Portal da Transparência, no site www.marilia.sp.gov.br. Porém, cabe esclarecer que a quantidade de vagas apresentadas pelo portal diz respeito às autorizadas no Anexo II da Lei 11/2001 para ação do Poder Executivo.

Dessa forma, a relação entre a demanda atual por servidores e o número de cargos aprovados na Lei 11/2001 não é direta. Isso quer dizer que os cargos vagos apresentados no Portal não representam diretamente a falta de servidores nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e unidades de serviços.

DOBRAS

A Secretaria Municipal de Saúde, atualmente, conta com 55 servidores médicos e dentistas fazendo a chamada dobra, ou seja, têm contratos de trabalho de três ou seis horas, mas prestam expediente dobrado, recebendo pelo período adicional.

A Supervisora de Enfermagem da Atenção as Urgências e Emergências, Cristina Ramos da Silva, explica que as dobras e horas extras são possíveis devido ao regime de escalas nas classes profissionais. Dessa forma, não há desgaste aos servidores e riscos à segurança da população.

Por exemplo, médicos contratados por três ou seis horas, têm cumprido seis ou 12, trabalhando por escala. Profissionais de enfermagem que trabalhariam diariamente seis horas, também aderem e entram na escala 12 por 36. É uma condição de trabalho absolutamente normal para estas classes profissionais e tem havido adesão dos servidores. Dessa forma, a assistência está garantida”, conta.

CONCURSO

A Prefeitura de Marília, em relação à Saúde, lançará edital de concurso com vagas para agentes de endemias, supervisor de endemias, psicólogo, psiquiatra infantil, enfermeiros e assistente social. A expectativa é que a seleção seja realizada ainda este ano. Na próxima etapa de recrutamento, há previsão de vagas para outras especialidades médicas.