13 JUL 2017
SAÚDE
Saúde reestrutura assistência farmacêutica e abre primeira Farmácia Municipal da cidade

A região norte da cidade passa a contar, a partir do dia 24 de julho (segunda-feira), com a primeira Farmácia Municipal de Marília, uma unidade especializada da Secretaria Municipal de Saúde, onde será oferecida assistência farmacêutica qualificada à população.

A farmacêutica Rosângela Campanha da Silva, supervisora na Secretaria Municipal de Saúde, explica que a medida tem como objetivo a melhoria e modernização do atendimento. Os moradores terão mais conforto e segurança na retirada de medicamentos. Ela esclarece que diferentemente da dispensação de medicamentos em um balcão, a assistência farmacêutica consiste em oferecer orientações sobre o uso adequado dos remédios prescritos.

Nesse novo ambiente, o farmacêutico poderá atender o usuário de forma individual. Teremos duas salas privativas. Esse diálogo e acolhimento são fundamentais e nem sempre temos condições de fazer com o modelo atual da rede”, disse Rosângela.

Na Farmácia Municipal da Zona Norte, o atendimento será das 07h às 18h. O prédio é próprio e acaba de ser revitalizado. A localização é estratégica, à rua Berta Camargo Vieira, esquina com a Guiomar Novaes, no bairro Santa Antonieta (antigo PA Norte).

ABRANGÊNCIA

Rosângela conta que a Farmácia Municipal da Zona Norte será referência para a população atendida na UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Antonieta e USFs (Unidade Saúde da Família) Santa Antonieta II, Julieta, Santa Antonieta III, Parque das Nações, Figueirinha, Primeiro de Maio, Aniz Badra, JK, Jânio Quadros e Jardim Renata.

A farmacêutica lembra que a reestruturação prevê ainda a instalação da unidade central e unidade zona sul, porém, no momento o atendimento prossegue sem mudanças para os moradores atendidos nas demais unidades de saúde.

Sob orientação da secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, a implantação das farmácias municipais em Marília é realizada de forma gradativa e com planejamento.

No centro da cidade, o serviço será implantado na avenida Brasil, próximo ao Terminal Urbano, onde passam diariamente cerca de 40 mil pessoas. Já na zona sul, o novo endereço ainda será definido, porém o objetivo é estabelecer o serviço em um corredor comercial, como a avenida João Ramalho.

A segurança da população é a nossa prioridade, por isso a implantação das Farmácias Municipais envolve servidores e colaboradores altamente qualificados, em diversas áreas da atenção à saúde. Não temos pressa. O que temos é o desejo e a necessidade urgente de iniciar políticas alinhadas com a humanização e a qualidade, valorizando as pessoas”, disse Kátia.

ACESSO

Mesmo quem mora em outras regiões da cidade, já será beneficiado. “Um trabalhador, por exemplo, que mora na zona sul e trabalha perto da Farmácia Municipal da Zona Norte, terá nova opção de atendimento. As unidades funcionarão como uma rede, garantindo o acesso”, explica Rosângela.

Em relação aos pacientes acamados e com mobilidade reduzida, será realizado o atendimento em domicílio, mediante a avaliação de cada caso, pelas equipes de saúde.

Os moradores do distrito de Padre Nóbrega e bairros próximos passam a contar com a Farmácia Distrital, com assistência farmacêutica das 07h às 17h. A unidade já está instalada na USF Padre Nóbrega e será ativada com o mesmo perfil de atendimento da nova rede.

Para quem mora nos demais distritos, será implantada a assistência farmacêutica por equipes volantes, que estarão nas unidades de saúde de forma programada. As USFs dos distritos continuam sendo o local de referência para dispensação de medicamentos.

O modelo segue as diretrizes e observa regulamentos do Ministério da Saúde, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), do CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia) e de outras entidades relevantes para os serviços públicos de saúde.

CONFIRA AS UNIDADES ATENDIDAS:

• FARMÁCIA MUNICIPAL ZONA NORTE
  • (Rua Berta Camargo Vieira, 595 – Atendimento das 07h às 18h)

UBS Santa Antonieta

USF Santa Antonieta II

USF Julieta / Santa Antonieta III

USF Parque das Nações

USF Figueirinha / Primeiro de Maio

USF Aniz Badra

USF JK

USF Jânio Quadros

USF Jardim Renata