16 MAR 2017
SAÚDE

Mobilização conta com o apoio dos Bombeiros, Tiro de Guerra, clubes de serviço, órgãos do Estado, entidades, empresas e organizações da sociedade civil

Começa no próximo dia 20 (segunda-feira), pela zona sul da cidade, uma das principais ações da campanha “Marília em Movimento Contra o Aedes Aegypti”. O megamutirão de limpeza visa melhorar o aspecto urbano, o bem estar da população e recolher materiais inservíveis que possam acumular água, favorecendo a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A iniciativa foi lançada na tarde desta quarta-feira (15), no auditório do gabinete da Prefeitura. A mobilização conta com o apoio de dezenas de organizações como o Corpo de Bombeiros, Exército – Tiro de Guerra, clubes de serviço, órgãos do Estado, entidades, empresas e organizações da sociedade civil.

Entre os dias 20 e 31 de março (veja as datas e regiões abaixo) a população poderá colocar nas calçadas, nos dias especificados, materiais inservíveis que possam acumular água – exceto lixo domiciliar, galhos e entulhos de construção.

É o momento certo para agir de forma rápida e efetiva. Será um grande desafio e precisamos muito do envolvimento de todos. O tema vai ser trabalhado nas escolas, queremos estimular ações dos clubes de serviço, precisamos do apoio dos bombeiros para vistoriar os imóveis especiais (coberturas, locais de difícil acesso), queremos contar com os atiradores, enfim, vamos precisar de todos que estiverem dispostos a ajudar a cidade a afastar o risco dessas doenças”, disse o prefeito.

A apresentação desta quarta-feira foi feita pelo prefeito Daniel Alonso, pela secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, e o secretário municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública, Ricardo Mustafá. As duas pastas lideram os esforços do mutirão e recebem o apoio de toda a administração.

Ricardo afirmou que o senso de coletividade, dos parceiros da administração, é a chave para sucesso. Ele conta que serão empregados 20 caminhões e 160 pessoas durante a coleta. Outras ações da rotina da secretaria, como a capinação de terrenos e áreas públicas, serão intensificadas no período.

Pelo tempo que irá durar e pelo volume de resíduos que poderá ser recolhido, será um dos maiores mutirões já realizados em Marília. Diante das dificuldades com a frota, as restrições do orçamento, o desafio fica ainda maior. Porém, temos que agir e precisamos do apoio da população. Precisamos da ajuda dos parceiros. Que todos exerçam sua responsabilidade social”, convocou o secretário.

VIGILÂNCIA

Conforme dados do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, o município apurou este ano 203 casos suspeitos de dengue e nove foram confirmados. No mês passado foi constatado um caso de zika, o segundo positivo, desde o início da transmissão, em 2016. Não foi confirmado nenhum registro de Febre Amarela e Chikungunya.

Reunião apresentou a Campanha e envolveu a comunidade

Fotos: Júlio César de Carlis / Divulgação PMM

16/03/2017
Fotos da Notícia: Evento reúne lideranças para lançamento da Campanha “Marília em Movimento contra o Aedes Aegypti”