24 FEV 2017
PROJETOS
Programa “Os 5S na Prefeitura de Marília” é apresentado para empresário e entidades

Com os objetivos de evitar o desperdício, padronizar as atividades, melhor aproveitar o tempo e os recursos humanos para, assim, oferecer serviços de mais qualidade à população, a Prefeitura de Marília anunciou nesta quinta-feira, dia 23, a implantação do Sistema de Qualidade 5S no poder público municipal. O evento contou com a presença de empresários, diretores e presidentes de entidades, vereadores e secretários municipais.

O Sitema de Qualidade 5S é uma metodologia de organização criada no Japão que visa simplificar procedimentos, otimizar recursos e tempo. O resultado é o melhor desempenho profissional e de serviços, com reflexo direto na satisfação de usuários e na produção. A ideia é transmitir todos esses conceitos para os quase 7 mil servidores municipais.

Bastante conhecida e aplicada na iniciativa privada, a filosofia tem esta nomenclatura porque, originalmente, cada “S” corresponde a uma palavra japonesa que indica uma meta a ser atingida. Em português, os 5S significam sensos de utilização, organização, limpeza, padronização e autodisciplina.

O intuito é esse. Fazemos muito, mas podemos fazer mais, com melhor aproveitamento dos recursos materiais e humanos que temos à nossa disposição. E é o que vamos buscar com a implantação da metodologia do 5S, para que a comunidade tenha maior qualidade nos serviços prestados”, ressalta Daniel Alonso.

O encontro teve a presença do vereador e presidente da Câmara Municipal Wilson Damasceno, dos vereadores, João do Bar, Marcos Rezende, Maurício Roberto, José Carlos Albuquerque. Secretários Municipais também participaram do encontro. Após o lançamento do programa, novas reuniões e parcerias com entidades serão anunciadas para posteriormente o treinamento dos servidores. O prefeito Daniel Alonso anunciou que a Biblioteca de Marília será a primeira a receber a implantação dos 5S.

Fotos: Mauro Abreu