20 FEV 2017
Brumau chega a Marília e vai gerar 350 novos empregos

Uma coletiva de imprensa ocorrida na tarde de hoje, dia 16, anunciou a vinda da empresa Brumau a cidade de Marília. Com quase 30 anos de existência na extração de óleo vegetal e beneficiamento de amendoim a empresa se instala em Marília e gerará á longo prazo mais de 350 empregos. A sede vai ficar instalada na antiga fabrica da Yoki, zona Norte.

Inicialmente a empresa vai gerar 50 empregos na cidade para beneficiamento de grãos de amendoim. “A fabrica tem que iniciar as atividades em poucos dias e operar efetivamente no máximo três meses. A Brumau vai produzir em Marília grãos limpos e tratados de amendoim para exportação, mercado interno de produtos alimentícios e os chamados resíduos, grãos de baixa qualidade, para produção de óleo”, disse Gilberto Salgado Martani, proprietário da empresa.

Além do presidente do grupo participaram da coletiva o Diretor Industrial, Bruno Grandizoli, o secretário municipal da Indústria e Comércio, Cássio Luiz Pinto Junior que representou o prefeito Daniel Alonso que está em viagem á São Paulo, o vereador e presidente da Câmara Municipal Delegado Wilson Damasceno e o vereador Evandro Galetti.

A negociação para a compra da fábrica começou há 60 dias diretamente com a General Mills, grupo multinacional que comprou a Yoki e fechou a fábrica de Marília no ano passado. O valor a transação não foi divulgado. As primeiras 50 contratações estão encaminhadas e efetivadas pelo novo grupo que já se instalou nas dependências da fabrica.

Capacidade

A fábrica da Brumau em Marília terá capacidade para processar até 4,2 milhões de sacas de amendoim, o dobro da sede. Um dos problemas apontados por essa primeira visita é a falta de silos para armazenamento. A fábrica tem capacidade para apenas 350 mil sacas. “Em Catanduva temos capacidade para processar 2,2 milhões de sacas temos três silos de 600 mil sacas cada”, disse Gilberto. O grupo vai reproduzir em Marília atividade que mantém na sede principal em Catanduva. A fábrica deve abastecer principalmente a unidade de Rancharia, onde vai ficar a produção de óleo.

Empresa

A Brumau foi fundada em 1989 com produção em Bariri e Itápolis. Logo após transferiu sua sede para Catanduva em 2004 e hoje mantém unidades também em Taquaritinga, Tupã e Rancharia. As unidades do grupo ficam nas cidades de Catanduva, Taquaritinga, Rancharia, Monte Alto e Palmares Paulista, todas no estado de São Paulo. Seu quadro atual é de 380 empregados e atua em todos os segmentos do amendoim, sendo assim a líder no mercado.

A fábrica mariliense vai receber amendoim da lavoura, sujo e úmido, promover limpeza, secagem, debulhar para retirada de casca e “blanchear”, que é a retirada de casca dos grãos. A intenção do grupo é comprar amendoim de produtores locais e regionais. “A escolha da cidade de Marília foi pelo seu desenvolvimento e também pela localização. Temos na região importantes produtores de amendoins”, disse Gilberto.

Ao longo dos anos a intenção do grupo é expandir as atividades, inclusive instalando em Marília uma fabrica de doces de amendoins. Outra ideia do proprietário é gerar biomassa para geração de energia autossuficiente para a fábrica. A sede da fábrica fica na avenida Yusaburo Sasazaki, nº1600, no Distrito Industrial. Currículos para seleções futuras podem ser deixados na sede da empresa no mesmo endereço.

Fotos: Assessoria de Imprensa

20/02/2017