06 JUL 2015
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Marília participa de Seminário que discute o projeto MIT – Município de Interesse Turístico

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cássio Luiz Pinto Júnior, participou na sexta-feira (3), no Teatro “Profª Zita de Marchi” – em Barra Bonita/SP, do Seminário “Turismo como Fator de Desenvolvimento – Alternativas”.

Com realização da UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo) e da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, o evento contou com o apoio do Governo de São Paulo e da Prefeitura e Câmara Municipal de Barra Bonita.

A programação do Seminário tratou de temas como: Apoio ao Crescimento Econômico e Sustentável do Estado de São Paulo; Acessibilidade ao Plano Diretor de Turismo; e de mesas redondas sobre “Posso ser Município de Interesse Turístico. E Agora?” e “Serei Município de Interesse Turístico. Então o que fazer?”.

“O objetivo deste encontro foi de apresentar aos interessados os principais critérios técnicos necessários para ser credenciado e considerado como um Município de Interesse Turístico. Entre estes critérios, é preciso ter um Plano Municipal de Turismo e o Conselho Municipal de Turismo”, comentou Luís Mário Machado (Marinho), diretor de projetos e eventos da UVESP.

Recursos para investimentos

Segundo a UVESP, o Estado de São Paulo conta atualmente com 70 estâncias turísticas e cerca de 140 cidades inscritas para o projeto MIT. Cada estância turística recebe, em média, R$ 3 milhões por ano para investir e fomentar o setor. Já os Municípios de Interesse Turístico terão uma verba de R$ 700 mil por ano para cada cidade integrante do projeto.

O evento contou com as presenças de importantes autoridades do setor: Roberto de Lucena, secretário de Turismo de São Paulo; Herculano Passos, presidente da FrenTur; Célia Leão, coordenadora da Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo e aos Municípios de Interesse Turístico; entre outros dirigentes. Também prestigiaram o encontro o presidente da UVESP, Sebastião Misiara; o presidente da Associação Paulista de Municípios, Marcos Monti; e o presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando.

O município de Marília também foi representado no Seminário pelo gerente executivo do Marília e Região Convention & Visitors Bureau, Gilberto Rossi Jr., e pelo diretor do Comtur, Carlos Bottino.

“Viemos até aqui para tomar conhecimento dos critérios técnicos do projeto. Já temos o nosso Conselho Municipal de Turismo. No momento, estamos promovendo uma pesquisa sobre o segmento na cidade e preparando uma Conferência Municipal de Turismo para discutir a criação do nosso Plano, ainda neste ano. Em 2016, já teremos condições de se tornar um dos integrantes do projeto MIT”, destacou Cássio Luiz Pinto Júnior, secretario municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo.