18 NOV 2014
Combate à Dengue: Nebulização contra o mosquito começa nesta terça-feira

A Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) de São Paulo, inicia nesta terça-feira (dia 18), a nebulização contra o mosquito transmissor da dengue. Trata-se de uma ação dinâmica, por meio de uma sistemática há muito tempo não realizada em Marília.

“O Aedes aegypti está mais resistente. Provou isso no inverno com baixas temperaturas e agora com a estiagem. É preciso a força de todos, sendo fundamental a eliminação dos criadouros pela população”, destaca Lupércio Garrido Neto, coordenador do setor de zoonoses da secretaria.

Será aplicado através de máquinas acopladas em veículos, com o famoso “fumacê”, um novo inseticida, agora diluído em água e não mais em óleo, o que vai eliminar o forte cheiro. A partir de 19h30min, sete equipes vão trabalhar de forma conjunta.

“O objetivo é reduzir o número de mosquitos Aedes que possam estar contaminados com o vírus da dengue. Em Marília, o índice larvário está abaixo da média recomendada pela organização Mundial de Saúde, mas é preciso agir de forma preventiva”, explica.

Lupércio Garrido lembra que a eliminação do mosquito é importante para evitar doenças como a dengue e até a febre chikungunya, uma doença viral parecida com a dengue. Nesta semana foi confirmado o primeiro caso importado na cidade. Trata-se de uma mulher, residente na zona leste, que esteveem Porto Ricoe chegou à Marília com os sintomas da doença.

A Secretaria Municipal da Saúde, atendendo ao protocolo do Ministério da Saúde, já realizou ações de bloqueio e investigação na área para evitar a ocorrência de outras eventuais transmissões. Mas, agora é importante que os moradores colaborem com as equipes de nebulização.

OPERAÇÃO

A cada quatro noites as equipes irão percorrer os mesmos bairros. É fundamental que primeiramente a população elimine os criadouros do mosquito. É a única forma de diminuir a proliferação, já que os ovos serão eliminados.

“Os agentes comunitários de Saúde vão atuar nos bairros de forma preventiva indicando os objetos a serem eliminados e a Secretaria de Serviços Urbanos vai recolher o material. Depois, o inseticida será aplicado para matar os insetos adultos contaminados. É fundamental abrir as casas e os apartamentos, remover cortinas e móveis onde eles possam estar escondidos. O fumacê precisa atingi-los”, comenta o coordenador do setor de zoonoses.

Lupércio Garrido pede ainda cuidado especial com alimentos, filtros de água, utensílios de cozinha, roupas, animais e aquários, adotando-se uma proteção adequada. Durante a aplicação do inseticida, as pessoas deverão permanecer no interior das residências. Crianças, idosos e alérgicos deverão ficar num cômodo fechado por 30 minutos após a aplicação. “Peço aos síndicos de condomínios que facilitem a entrada do pessoal da nebulização”, alerta o coordenador do setor de zoonoses da secretaria municipal da Saúde.

As áreas a serem nebulizadas são as seguintes:

Dias 18, 22 e 27/11, além de 02/12: Planalto, Real, Tofóli, Ipês, Santa Augusta, Nova Marília, Jóquei, CDHU-Hípica bem como Costa e Silva;

19, 24 e 28/11 e 03/12: Santa Paula, Marajó, Três Lagos, Castelo Branco, São Judas, Altaneira, Vila Barros e Cascata;

20, 25 e 29/11 e 04/12: Chico Mendes, Marília, São Miguel, Castelo Branco, Palmital e Alto Cafezal.

21 e 26/11 e 01 e 05/12: JK, Aniz Badra, Jânio Quadros, Figueirinha, Santa Antonieta, Parque das Nações, Julieta e Renata.

* Em caso de chuva, não haverá aplicação.

Texto: Assessoria de Imprensa

Fotos: Wilson Ruiz