10 NOV 2014
RCG em Marília já é uma realidade

O prefeito Vinicius Camarinha visitou na tarde da última sexta feira as instalações da indústria RCG Tecnologia Eletromecânica na cidade de Garça. Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cassio Luiz Pinto Junior, o chefe do executivo mariliense atendeu convite do empresário Roberto Costa Gonzales. A RCG está instalando uma unidade produtora de lâmpadas Led em Marília, num investimento de R$ 20 milhões. Vinicius autorizou a doação de uma área de 12 mil metros quadrados para essa finalidade.

O prefeito destacou que a visita à indústria, antes de mais nada, é um reconhecimento pelo investimento em Marília, com geração inicial de 350 empregos. “Estou impressionado com a linha de produção da RCG, com a mais alta tecnologia. É uma empresa com a máxima estrutura, com mercado no Brasil e exterior. Agora,  RCG vai proporcionar uma nova linha industrial em Marília, de tecnologia de ponta, na produção de lâmpadas Led. Estou muito satisfeito. Há quanto tempo Marília não conquistava uma indústria de porte. Mesmo com a estagnação econômica do Brasil, estamos conseguindo trazer novas empresas para a cidade. A melhor forma de vencer a crise é buscar o crescimento. É isso o que estamos fazendo”, comentou.

A RCG produz luminárias e reatores(área de iluminação); relés e DPSs (proteção); alarmes, sensores e automatizadores para portões(segurança) e estabilizadores de tensão e nobreaks (informática). Possui cerca de 700 funcionários. O empresário Roberto Gonzales afirmou ser uma honra receber em sua empresa o prefeito mariliense. “Vinicius não mediu esforços para que pudêssemos instalar a nova unidade em Marília, minha cidade natal. Estou recebendo muitas mensagens de apoio dos marilienses e ficou muito feliz com isso. Destaco também o empenho do secretário Cássio”, ressaltou.

O empresário confirmou que até a conclusão da construção do prédio, num investimento de R$ 6 milhões no Distrito Industrial, próximo à Sassazaki, locou um galpão para iniciar as atividades em Marília imediatamente. “Quero começar ainda esse ano. As máquinas e equipamentos já estão disponíveis. Lâmpadas Led, é o que há de melhor na iluminação do presente com grande perspectiva para o futuro. Ilumina muito mais, consumindo menos energia. Em três anos,  a participação no mercado brasileiro vai crescer de 5% para 30%”, destacou Roberto.

Indagado sobre o início da contratação de mão de obra para a unidade de Marília, o empresário afirmou que se a burocracia não atrapalhar, o processo será iniciado já em dezembro.

Por fim, Roberto Gonzales confirmou que estará viajando nesta semana para a Espanha para receber em Madri um prêmio pela RCG ser destaque na área de tecnologia industrial. “Será pela quarta vez que estaremos recebendo essa premiação. As outras foram em Paris, Roma e lá mesmo em Madri, onde agora vamos voltar. No total, 50 empresas de vários países serão homenageadas. Fui convidado inclusive para um pronunciamento com tradução simultânea para sete línguas. Mesmo com o momento difícil da economia brasileira, 2014 foi um ano plenamente positivo para a RCG, agora também uma empresa de Marília”, finalizou o empresário.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cássio Luiz Pinto Júnior, voltou a ressaltar a dedicação do prefeito Vinicius para a conquista da indústria para a cidade. “Ele não mediu esforços e a RCG em Marília já é uma realidade”, finalizou.

Marília registrou, no mês de outubro, a abertura de 188 novas empresas. De acordo com balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), nos dez primeiros meses deste ano, já houve cerca de R$ 30 milhões em investimentos realizados pela classe empresarial no município.

“Mais uma vez, apesar do cenário desaquecido da economia brasileira, a nossa cidade demonstra um caminho inverso e vem conquistando mais renda e empregos”, comemorou o secretário Cássio Pinto Luiz Júnior.

Do total de empresas abertas, segundo dados do Centro de Pesquisa e Informação da SDET, 135 são MEIs (Microempreendedores Individuais) e o restante (53 empresas) representam as outras empresas de diversas naturezas jurídicas (Eireli, sociedade limitada, entre outras).

“Até o momento, temos uma média de 190 empresas abertas por mês. Em relação às MEIs, nós temos notado que as formalizações têm ocorrido devido ao uso da tecnologia, que facilita bastante o cadastro do novo empresário”, acrescenta o secretário.

Credibilidade – Em relação à divisão geográfica, as 188 novas empresas se instalaram nas seguintes regiões da cidade: 26% na área central; 26% na zona Norte; 26% na zona Sul; 10% na Oeste e 12% na zona Leste.

“Tivemos ainda nesta semana o anúncio da vinda de uma nova unidade da RCG para Marília e estamos finalizando também a chegada de uma nova fábrica de chocolates. Além disso, já temos mais dois novos hotéis (Holiday inn e Dmax) e um terceiro que está em fase de construção. Os empresários têm enfatizado que, além do seu enorme potencial econômico e da sua excelente localização geográfica, Marília desfruta também de uma grande credibilidade na sua atual administração municipal”, finaliza Cássio Pinto Júnior.

Fotos: Wilson Ruiz