23 OUT 2014
FAZENDA
Orçamento para 2015 é apresentado em audiência pública na Câmara Municipal

A Prefeitura de Marília – por meio das secretarias municipais de Economia e Planejamento e da Fazenda – realizou na manhã desta quarta-feira (22), na Câmara Municipal, a audiência pública para apresentação do Orçamento do município para o ano de 2015.

Durante cerca de duas horas, os secretários Rodrigo Zotti (Economia e Planejamento) e Sérgio Moretti (Fazenda), responderam às perguntas dos vereadores e da população sobre as previsões de receitas e despesas para o próximo ano, bem como informando os investimentos que deverão ser executados pela atual administração.

O orçamento previsto para 2015 é de R$ 834 milhões. Deste total, boa parte será utilizada para o custeio e a manutenção dos serviços públicos e, principalmente, para investimentos nas áreas da saúde e da educação.

Queda nos repasses

“O nosso município vem enfrentando dificuldades em relação às despesas porque os repasses federais e estaduais diminuíram bastante, além da grave crise econômica que o país atravessa neste momento. Por determinação do prefeito Vinicius Camarinha, nós temos adotado uma política de austeridade e seriedade com as contas públicas para que não se prejudique os serviços oferecidos à população. Outro detalhe é que este Orçamento foi elaborado para atender as prioridades estabelecidas pela nossa comunidade”, ressaltou Rodrigo Zotti, secretário municipal de Economia e Planejamento.

“Desde meados deste ano, nós temos verificado várias frustrações nas arrecadações das receitas, o que tem prejudicado honrar os nossos compromissosem dia. Amaioria dos recursos para as obras de 2015 é oriunda de convênios firmados com os governos do Estado e Federal. E hoje, o que sobra para investimentos é muito pouco”, comentou Sérgio Moretti, secretário municipal da Fazenda.

A audiência pública foi coordenada pelo presidente da Câmara, Luiz Eduardo Nardi e contou também com os questionamentos dos edis Bassiga Goda, José Expedito Capacete, Marcos Rezende, Samuel da Farmácia, Silvio Harada, Cícero do Ceasa e Wilson Damasceno.

Investimentos em obras

De acordo com o secretário de Economia e Planejamento também estão previstos investimentos em obras que há anos eram reivindicadas pela população do município.

“Já programamos para este Orçamento investimentos em obras como a reforma da Unidade de Saúde do bairro Nova Marília; construção de uma EMEF no bairro Marina Moretti; melhorias no abastecimento e captação de água e na rede de tratamento de esgoto; no programa de recapeamento asfáltico; construção de uma unidade de acolhimento para dependentes químicos; a reforma do Teatro e revitalização da Biblioteca Municipal; a reforma da ponte da Vacaria (é a maior da zona rural); revitalização do Bosque Municipal; entre outros. São demandas antigas dos moradores e que graças à credibilidade política do prefeito Vinicius, nós já conseguimos recursos para a sua efetivação”, lembrou Zotti.

Repercussão positiva

“A audiência pública atendeu as nossas expectativas e a apresentação do Orçamento foi realizada conforme o previstoem lei. Eapesar das dificuldades financeiras da Prefeitura – principalmente em virtude da queda da arrecadação, esperamos que, nos próximos meses, a equipe econômica do município consiga alternativas que facilitem a administração deste novo Orçamento”, disse Luiz Eduardo Nardi, presidente da Câmara Municipal.

“Nós ficamos satisfeitos com esta audiência pública, pois a zona Norte também foi contemplada com obras importantes para 2015. O prefeito Vinicius já sinalizou com a construção de mais duas Unidades de Saúde da Família (USF): uma no Marina Moretti e outra no Parque das Nações. A região Norte é bastante grande e a atual administração tem se preocupado muito com os seus moradores”, enfatizou o vereador Samuel da Farmácia.

“Estamos bastante contentes, pois a zona Sul vai ganhar no próximo ano uma importante obra que é o Centro de Iniciação ao Esporte – que ficará próximo ao Parque do Povo, e contará com um amplo complexo para atividades esportivas e de lazer. Além disso, teremos uma nova creche para os bairros Nova Marília II, III e IV, um novo posto de saúde no bairro Santa Augusta, a reforma do Cemesc do Nova Marília e melhorias na iluminação de diversos bairros. Parabenizo o prefeito Vinicius por estas obras e por atender as reivindicações da população da região”, frisou o vereador José Bassiga (Goda).

Após a apresentação do Orçamento de 2015 na audiência pública, o projeto será encaminhado para apreciação e votação dos vereadores e, posteriormente, deverá ser sancionado pelo prefeito Vinicius Camarinha.

Fotos: Mauro Abreu

Noticia contribuintes-de-marilia-que-realizarem-o-recadastramento-do-imovel-podem-obter-ate-7-de
Há 17 horas
Contribuintes de Marília que realizarem o recadastramento do imóvel podem obter até 7% de desconto no pagamento do IPTU em 2025