Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Marília - SP e os cookies: Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
OK
Prefeitura Municipal de Marília - SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
SET
26
26 SET 2014
PROJETOS
Outubro Rosa: programação marcará conscientização contra o Câncer de Mama
enviar para um amigo
receba notícias

Engajada no movimento internacional de combate ao Câncer de Mama e conscientização sobre a doença, a Prefeitura de Marília está preparando uma extensa programação para o movimento, denominado: Outubro Rosa.

A abertura acontecerá já no dia 1º, às 10 horas, com o lançamento da programação no auditório do gabinete com a participação do prefeito Vinicius Camarinha. No mesmo dia, às 19h30, na Casa dos Médicos (APM), haverá uma programação cultural com vernissage com fotos dos pacientes e integrantes do Grupo Amigos do COM, apresentação de coral, tango e palestra do médico Léo Pastori.

“Marília não poderia ficar de fora de uma mobilização internacional e de extrema importância, na verdade, um alerta para todas as mulheres pelo autoexame das mamas, um gesto simples que pode detectar precocemente o câncer. Para isso, a programação discutirá o assunto através da cultura, de eventos nas industrias, panfletagem em pontos estratégicos da cidade, de grande circulação popular”, afirmou a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Mariela Ribeiro Nunes Cardoso.

O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações voltadas ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. O Congresso Americano aprovou o mês de Outubro como o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. Para isso, um laço rosa foi instituído como símbolo da campanha.

O laço rosa foi lançado ela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura do Câncer, realizadaem Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Em 1997, entidades de duas cidades americanas começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas para a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce.

Para a sensibilização das pessoas para a prevenção do câncer de mama, nos Estados Unidos, inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois foram surgindo outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.

“A primeira iniciativa do Outubro Rosa vista no Brasil, foi a iluminação do Obelisco do Ibirapuera,em São Paulo, no dia 02 de outubro de 2002 quando comemoramos os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa por alguns momentos. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos, iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa. Posteriormente outras cidades foram aderindo ao movimento e até o Cristo Redentor é iluminado de rosa no mês de Outubro”, revelou a coordenadora.

Além da Prefeitura, entidades como AMTU (Associação Mariliense de Transporte Urbano), Famema, SEST/Senat, Amigos do COM e Convention Visitors Bureau estão unidas pela causa.

“Durante o mês de outubro o Paço Municipal e a Biblioteca, árvores e bandeiras estarão iluminados com a cor rosa, as funcionárias da Prefeitura vestirão a camiseta com laço rosa dois dias da semana, os funcionários usarão laço rosa, panfletagem no Terminal Rodoviário Urbano, folhetos informativos no interior dos ônibus urbanos, motoristas e cobradores de ônibus usarão o laço rosa, haverá frases alusivas à campanha impressas nos demonstrativos de pagamento do mês de Outubro e também nas contas de água, faixas informativas, além de outras ações coletivas”.

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o de mama é segundo tipo mais frequente no mundo, é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

CRONOGRAMA OUTUBRO ROSA

– DIA 01/10:

às 10h00 – ABERTURA DA CAMPANHA NO AUDITÓRIO DO GABINETE DO PREFEITO COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS.

às 19h30 – COQUETEL DE ABERTURA DA CAMPANHA NA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MÉDICOS

– Vernissage com fotos das pacientes e integrantes do Grupo Amigos do Com.

– Apresentação de Coral

– Apresentação de Tango

– Palestra com Dr. Léo Pastori.

– DIA 11/10:

às 10h00 – PANFLETAGEM TERMINAL URBANO

– DIA 13/10:

PARTICIPAÇÃO NA INDÚSTRIA MARILAN.

– DIA 25/10:

às 10h00 – PASSEIO CAMINHÃO DE SOM PELO CENTRO DA CIDADE

– RAPELEM PRÉDIO NAAVENIDASAMPAIO VIDAL DE FAIXA ALUSIVA À CAMPANHA REALIZADO PELA TENENTE CAMILA DA POLÍCIA MILITAR.

– DIA 26/10:

às 8h00 – CAMINHADA E BICICLETADA NA AVENIDA DAS ESMERALDAS. CONCENTRAÇÃO NA PRAÇA DA EMDURB.

– aferição da pressão arterial.

– apresentação da Banda Marcial.

– apresentação de Taiko.

– DIA 29/10:

às 14h00 – WORKSHOP SEST SENATEM PARCERIA COMSENACE FAMEMA.

– DIA 29/10:

às 19h30 – ENCERRAMENTO DA CAMPANHA NA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MÉDICOS

– Iluminação na cor rosa do prédio da Prefeitura e do prédio da Biblioteca Municipal.

– Afixação laço rosa grande no prédio da Prefeitura.

– Utilização do laço de lapela rosa por parte dos servidores e da camiseta da Campanha por parte das servidoras que ficam no prédio da Prefeitura, da Saúde do Trabalhador, Ganha Tempo, Ceprom, Delegacia de Defesa da Mulher e Secretarias: Juventude e Cidadania, Desenvolvimento Econômico e Turismo e Assistência Social.

– Iluminação na cor rosa, utilização do laço de lapela rosa, distribuição material informativo da Campanha nos estabelecimentos comerciais associados ao Convention & Bureau (hotéis, bares e restaurantes).

– Utilização da camiseta da Campanha pelos funcionários do Hotel Estoril, Restaurante 515 e Convention & Bureau.

– Afixação de material da Campanha nos 126 ônibus do transporte coletivo de Marília e utilização do laço de lapela pelos 600 funcionários das duas empresas de ônibus.

– Utilização do material da Campanha pelos funcionários da Marilan.

– Veiculação de frase da Campanha nas contas de água do mês de outubro e nos holerites dos servidores municipais.

– Afixação de faixas referentes à Campanha em pontos estratégicos do Município.

Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação

Secretarias Vinculadas
Seta
Versão do Sistema: 3.2.2 - 02/05/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia