16 JUL 2014
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Andrés Sanchez é recebido na Prefeitura e diz ser contra técnico estrangeiro na seleção

O prefeito Vinicius Camarinha recebeu em seu gabinete, na terça feira (15), o ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez. “É uma honra sua presença em meu gabinete. Você é um exemplo de competência administrativa no futebol brasileiro”, afirmou o prefeito.

Sanchez foi presidente do clube paulistano entre 2007 e 2011. Atuou também como chefe da seleção brasileira na Copa de 2010, na África do Sul, e diretor de seleções da Confederação Brasileira de Futebol em 2011 e 2012. “Andréz foi um vencedor administrativo e faz parte da história não apenas do Corinthians como do futebol brasileiro. Por isso, peço a Sanchez que auxilie o Marília Atlético Clube com o empréstimo de alguns jogadores para a disputa do próximo Campeonato Paulista para o qual o MAC acaba de ascender”, destacou o prefeito.

Falando aos presentes no gabinete, Andrés Sanchez ressaltou o potencial de Marília e lembrou que o MAC faz parte da tradição do futebol paulista. “O futebol brasileiro e em especial do interior precisa ser reformulado urgentemente. Com Marco Pólo Del Nero na CBF é impossível fazer alguma coisa. Olha a triste realidade do futebol do interior. Os clubes estão praticamente falidos”, lamentou Sanchez.

Perguntado sobre quem deve ser o novo técnico da seleção brasileira,  já foi adiantando ser contra a contratação de um estrangeiro. “Temos treinador competente para isso no nosso futebol. Falei na época da contratação do Felipão que ele não era o técnico ideal para a nossa seleção. Só porque foi campeão do mundo há 12 anos não significava que hoje seria o técnico ideal para a seleção brasileira. Tudo mudou. Hoje qualquer jogador de maior expressão já está com R$ 10 milhões na conta e com isso ter um comportamento diferente do passado. É preciso se adaptar a essa realidade. Só que antes, é preciso mudar o comando da CBF e a estrutura do nosso futebol. Só ter craques não é mais suficiente para se ganhar uma partida, um campeonato ou uma Copa do Mundo. É preciso ser perfeito taticamente bem como em toda a estrutura. O Neymar é importante para ganhar esse ou aquele jogo. Agora, só ele não dá para ganhar um campeonato”, ressaltou.

Sobre o sucesso da Copa do Mundo no Brasil, Sanchez afirmou que tinha certeza disso. “Só a seleção foi mal. Na organização do evento, os brasileiros deram um show. O evento mudou a imagem do Brasil lá fora”, destacou.

Por fim, sobre o Itaquerão, o estádio do Corinthians utilizado na Copa, Andrés Sanchez afirmou que o sonho do torcedor corintiano foi realizado. “Também é um sucesso”, finalizou.

Andréz Sanches assumiu a presidência do Corinthians em 2007, pouco antes da maior tragédia esportiva do clube, o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Comandou uma grande e profunda reformulação da estrutura funcional do clube e do futebol, aliado com o Departamento de Marketing.

Conquistou o título da Série B em 2008, após contratar Mano Menezes. Em 2009, o clube contratou o atacante Ronaldo, fundamental para a conquista dos Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, garantindo a participação em 2010 na Libertadores da América, ano do centenário do timão.

Em janeiro de 2010, contratou o lateral esquerdo Roberto Carlos, pentacampeão mundial. Na véspera do Centenário do Corinthians, anunciou a construção do estádio para 48 mil torcedores, com possibilidade de ampliação, realidade comprovada na abertura da Copa do Mundo e durante o torneio.

Sanchez deixou a presidência do Corinthians em 2011 sem ter conseguido levar o clube ao título da Libertadores da América, sua principal meta.

No entanto, conseguiu construir um moderno Centro de Treinamento no Parque Ecológico do Tietê, além de agilizar a construção do estádio “Itaquerão”. Foi um dos responsáveis pela deserção de vários dirigentes do “Clube dos 13”. Lembrou que hoje os clubes do campeonato brasileiro faturam R$ 100 milhões como direito de transmissão pela TV. “A marca Corinthians valia US$ 150 milhões, entreguei valendo US$ 1 bilhão”.

Texto: Assessoria de imprensa