07 MAI 2014
Potencial industrial de Marília é destacado em inauguração no Senai

No seu discurso na inauguração das novas oficinas das áreas de alimentação, eletroeletrônica e metalmecânica do Senai (Serviço nacional de Aprendizagem Industrial) na manhã desta terça feira, o prefeito Vinicius Camarinha destacou que Marília vive uma nova etapa de desenvolvimento.

Ele lembrou que as indústrias da área da alimentação, como Dori, Nestlé, Coca Cola e Marilan e outras, estão em expansão ao contrário do parque industrial do país afetado pela retração econômica. “Alimentos, a população não pode deixar de consumir e essa realidade beneficia o desenvolvimento econômico e social do município. Por isso, estamos buscando a melhoria da infraestrutura para a produção e escoamento. Destaco os investimentos obtidos junto à União e governo do Estado para a modernização de nossas rodovias, aeroporto e retomada do transporte ferroviário. Além disso, continuam as obras para o tratamento de 100% do esgoto de Marília, cumprindo-se a legislação ambiental, o que vai atrair novos investimentos industriais para o município com a facilidade de área em nosso distrito. Paralelamente, temos as escolas de qualificação da mão de obra para a absorção pelas industrias. O Senai é um grande exemplo disso. A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) também acreditando na nova fase do município está investindo quase R$ 24 milhões de reais nessa qualificação. É a nova fase de Marília”, destacou Vinicius

O prefeito confirmou que sua meta é implantar no distrito de Lácio um grande centro de educação tecnológica com o Instituto Federal de Tecnologia, Fatec/Etec e também um novo espaço para a escola Senai. “Vocês jovens que estão acompanhando essa solenidade tenham a certeza de a Educação é o patrimônio que ninguém vai tirar de vocês”, concluiu o prefeito.

O gerente regional do SENAI de São Paulo, José Carlos Dalfré, falando aos presentes, destacou a nova fase do desenvolvimento econômico e social de Marília. “Há 30 anos os economistas apontavam essa região como a segunda mais pobre do Estado. Atualmente, Marília e região apresentam IDH(Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,82 contra 0,69 do Brasil. Esse é um indicador de padrão de vida muito importante. Além disso, o PIB(Produto Interno Bruto) é de R$ 10 bilhões. Por isso, é fundamental o investimento da FIESP nessa região”, disse Dalfré.

O diretor técnico do SENAI de São Paulo, Ricardo Terra, destacou que a Federação está investindo entre Senai e Sesi R$ 100 milhões. “Marília é referência na produção industrial de alimentos. Daí a importância do investimento de mais R$ 24 milhões na qualificação profissional. Isso é sinônimo de desenvolvimento”, afirmou Terra.

O diretor regional do CIESP(Centro das Industrias do Estado de São Paulo), Flávio Peres afirmou que os números não mentem. “A região de Marília é hoje importante pólo industrial com Marília(alimentos), Garça(Eletrônicos) e Pompéia(Equipamentos para o agronegócio). A indústria atrai progresso e melhor qualidade de vida”, destacou Peres.

O diretor da escola Senai em Marília, Ronaldo Sotrate Júnior, por sua vez destacou que esses investimentos estão proporcionando o crescimento do número de vagas para inúmeros cursos. “No total, a escola Senai de Marília passou de 3.300 para 5.100 vagas. Agora, estamos discutindo com o prefeito Vinícius uma nova área para a ampliação do número de cursos e vagas”, afirmou.

No período da tarde desta terça feira, a escola Senai de Marília recebeu a visita do presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf. “Por um compromisso inadiável de agenda não pude estar presente na solenidade pela manhã, mas venho com muito orgulho visitar as novas oficinas e laboratórios da escola de Marília. É o setor industrial acreditando no potencial de Marília e região”, destacou.

Perguntado sobre o momento da economia, o presidente da Fiesp disse que preocupa. “O país não deverá crescer mais que 1,5% em 2014. Além da carga tributária muito alta, o custo da produção também está elevado, como por exemplo energia e gás. Isso faz com que a industria nacional perca poder de competitividade em nível mundial. Esperamos mudanças na política econômica do Brasil”, afirmou.

Ele lembrou que o investimento no Senai de Marília visa qualificar profissionalmente os alunos para absorção pelas indústrias, contribuindo para o desenvolvimento de toda a região. “Essa é uma região industrial muito importante no Estado”, afirmou.

Fotos Wilson Ruiz

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024