20 MAR 2014
Transporte Público: Medidas adotadas pela Prefeitura e Emdurb são aprovadas por usuários

As medidas determinadas pelo prefeito Vinicius Camarinha de melhorias no transporte coletivo urbano em Marília – como o fim da superlotação dos ônibus nos horários de pico e também o cumprimento das linhas fixadas em contrato – foram aprovadas pela maioria dos usuários. De acordo com pesquisa elaborada pela Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano), 63% dos entrevistados estão satisfeitos com os serviços.

A pesquisa sobre a qualidade do serviço de transporte público em Marília foi divulgada na tarde desta quarta-feira (19/03) e mede os índices de satisfação da população. O levantamento começou no início deste mês e, em 14 dias, já foram ouvidos mais de 130 usuários – trabalhadores, estudantes, donas de casa, aposentados, entre outros.

“Os nossos funcionários do GAOC têm promovido entrevistas on-line com os usuários das duas empresas de transporte coletivo, nos horários de grande demanda do serviço. Até o momento, 62% da população consideram satisfatório o transporte público da cidade e mais de 63% estão satisfeitos com o serviço prestado pelas duas empresas. Outro dado interessante é que 61% dos usuários classificam o quesito de lotação de regular para ótimo”, informa Cléber Pinha Alonso, presidente da Emdurb.

“São números que ainda precisam ser melhorados, mas mostram que após a determinação do prefeito Vinicius Camarinha de acabar com a superlotação dos ônibus nos horários de pico e também monitorar as linhas existentes, já estão refletindo nessa primeira pesquisa”, acrescentou o presidente da Emdurb.

Medidas

Para melhorar a qualidade do serviço e diminuir a capacidade de lotação dos ônibus, a Emdurb aproveitou o levantamento realizado até o momento e já adotou algumas medidas em conjunto com as empresas Sorriso e Grande Marília.

“Nos horários de alta demanda – entre às 17h30min e 19 horas – alteramos os horários de partida de algumas linhas da zona Sul e da zona norte. Antes, saíam de 10 em 10 minutos, agora passamos para de 8 em 8 minutos, ou seja, aumentamos cada linha de 9 para 12 ônibus em 1 hora e meia de pico. Colocamos também dois ônibus ‘Expresso’ – que saem direto do terminal para o ponto final da linha. Além disso, adotamos linhas seccionadas, que não passam por dentro do terminal”, destaca o presidente da Emdurb. E acrescenta.

Outra medida importante foi que determinamos que os ônibus só entrem em circulação com 30 pessoas sentadas e 15 em pé. Isto representa a metade da capacidade dos veículos. Tudo isto para trazer mais conforto e qualidade no atendimento da população”, ressalta Alonso.

“Pedimos que a população continue participando destas pesquisas e enviando também sugestões para a Emdurb. O nosso telefone – o 156 – está à disposição dos usuários”, finaliza Alonso.

Foto: Wilson Ruiz

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024