13 MAR 2014
Combate à drogas: Saúde inicia qualificação de mais uma turma

A secretaria Municipal da Saúde dará sequência nesta quinta-feira a formação de turmas dentro projeto “Caminhos do Cuidado”. Será às 8h no Nepem (Núcleo de Educação Permanente), na rua 24 de Dezembro, nº 2885. O prefeito Vinicius Camarinha vai acompanhar o trabalho para mais 35 alunos. “A dependência química é cada vez mais preocupante. Tem provocado muitos problemas nas famílias e na sociedade. Daí a importância da qualificação dos profissionais da saúde para a ação com dependentes e familiares na ação desenvolvida na rede municipal de Saúde”, destacou o prefeito.

Segundo o secretário da Saúde, Luiz Takano, o objetivo, é a formação de Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares de Enfermagem da Atenção Básica para a demanda de pacientes com dependência química. “Com a devida qualificação, esses profissionais estarão preparados para trabalhar no combate ao uso de crack, álcool e outras drogas. A ação vai desde a ação nas áreas de psiquiatria e saúde mental até a busca de reintegração social”, explicou Takano.

Ele lembra que há uma parceria do município com o Ministério da Saúde, Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Escola Técnica do SUS da Secretaria de Estado da Saúde para o desenvolvimento das atividades.

Em janeiro, foram formados 70 alunos. Em fevereiro e março mais 70 e assim sucessivamente, até se atingir a qualificação total. A carga horária para a capacitação é de 60 horas, distribuídas em 40 horas teóricas presenciais . Os encontros ocorrem uma vez por semana, em cinco etapas de oito horas, fora mais 20 horas de prática á distância. Os alunos recebem todos os materiais de aprendizado (Mochilas, camisetas, livros e canetas) além de alimentação durante as aulas teóricas.

Foto Wilson Ruiz

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024