20 NOV 2013
Prefeitura solicita Comando da PM e Deinter para Marília

O prefeito de Marília, Vinícius Camarinha participou na segunda-feira (18) de audiência com o secretário estadual da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira e apresentou ao governo pedido para instalação em Marília de uma unidade do Deinter (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior) e ainda de um CPI (Comando de Policiamento do Interior).  “A responsabilidade sobre a segurança pública é do governo do Estado, através das policias Civil e Militar, porém os municípios podem e devem colaborar no combate à criminalidade e na promoção de ações que visam à segurança da população. Apresentei ao secretário um ofício pleiteando esses dois importantes órgãos para Marília e que englobaria as microrregiões de Assis, Lins e Ourinhos”, disse o prefeito Vinícius.

No ofício entregue ao secretário Fernando Grella constam as assinaturas dos prefeitos Ricardo Pinheiro Santana (Assis), Edgar de Souza (Lins) e Belkis Gonçalves Fernandes (Ourinhos). O vice-prefeito de Ourinhos, Gilberto Severino e o secretário da Administração de Marília, Marco Antônio Alves Miguel acompanharam o prefeito na audiência na capital, que contou também com a presença do assessor especial parlamentar da Secretaria da Segurança Pública, Carlos Alberto Estracine.

O chefe do Executivo mariliense ratificou que os pedidos vêm de encontro ao crescimento populacional da região. “Em Marília contamos apenas com um batalhão e nosso intuito é fazer desse um serviço maior, um comando, com maior efetivo e condições de combate ao crime. Sabemos que o pedido agora depende da análise do governador Geraldo Alckmin, do secretário da Segurança Pública e do comando das policias. Explicamos a necessidade da instalação do CPI para a nossa região, o crescimento das cidades e o quanto seria importante o fortalecimento em relação à Polícia Militar. Sobre o Deinter, a instalação seria refletida no trabalho da Polícia Civil, trata-se de um departamento maior que a Delegacia Seccional que contamos atualmente, com a presença de mais delegados, investigadores, escrivães”, revelou o prefeito de Marília.

O vice-prefeito de Ourinhos, Gilberto Severino, que representou a prefeito Belkis Fernandes, agradeceu a iniciativa da administração de Marília. “Ourinhos apoia a proposta de Marília e é por isso que fizemos questão de participar desta importante reunião com o secretário Fernando Grella. O Vinícius, quando deputado estadual, já demonstrava preocupação com o desenvolvimento e com a qualidade de vida da população da região e o projeto trará mais segurança para todos nós”.

O secretário Fernando Grella avaliou como justo o pedido apresentado, frente ao crescimento e importância da região de Marília, Assis, Lins e Ourinhos e confirmou que levará a solicitação ao governador Geraldo Alckmin. “A instalação de um CPI e Deinter demanda avaliação, estudos, temos um limite de contingente seja da Polícia Militar ou da Polícia Civil, então tudo precisa ser minuciosamente planejado, mas desde já quero cumprimentar o prefeito Vinícius e os demais prefeitos pela preocupação em investir na segurança”, disse Grella.

O secretário avaliou que atualmente existem concursos em andamento, que visam contratar 1170 novos homens, para repor quadros de policiais e para 2014 está prevista ainda a abertura de dois outros concursos para a contratação de quase 5 mil novos policiais.

“A criação de um CPI e um Deinter reflete na retirada do policial da rua para transferi-lo para o setor administrativo, precisaremos realizar modificações estruturais, porém, vamos estudar o pedido e oportunamente levar todo o planejamento ao governador Geraldo Alckmin”, concluiu Grella Vieira.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024