17 OUT 2013
Programa Acessa SP de Marília concede prêmio a monitor de Marília

Aconteceu no dia 09 de agosto a entrega do 4º Premio AcessaSP no auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina em São Paulo. O 4º Premio do AcessaSP premiou quatro categorias: Prefeito Parceiro, Vereador Digital, Monitor Destaque e Rede de Projetos.

O responsável pelo AcessaSP de Marília Pedro Matos concorreu com 1.100 monitores na categoria Monitor Destaque e recebeu o 2º lugar. Os critérios de avaliação desta categoria eram a excelência no desenvolvimento das atividades e o cumprimento das normas do programa.

O Programa Acessa São Paulo é uma parceria entre Governo Estadual e Governo Municipal e oferece acesso gratuito a internet a todos os cidadãos. Em Marília o posto do AcessaSP está localizado anexo a Biblioteca Municipal e conta com 10 computadores e dois monitores de informática capacitados para o atendimento.

Estiveram presentes cerca de 500 pessoas, entre elas o Gerente do Programa AcessaSP Emílio Bison, o Secretário de Gestão Pública Davi Zaia representando o Governador de São Paulo Geraldo Alckmin, o deputado estadual Alex Manente, o Diretor de Serviços ao Cidadão da Prodesp, Admir Ferro, o Presidente da Fundação Memorial da América Latina, João Batista de Andrade, o Chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais, Rodrigo Tavares, e o vereador da capital, Ari Friedenbach.

A abertura oficial do evento foi realizada pelo gerente do Programa Acessa SP, Emílio Bizon Neto, que deu as boas vindas e apresentou os recentes avanços e novidades do programa.

“O Acessa SP é a plataforma digital de interlocução do governo com o cidadão. O governo do Estado vem, num esforço gigantesco, ampliando e aperfeiçoando o Programa a cada dia, em todas as suas dimensões, e os mais de 1.100 monitores são a essência desse esforço. Em breve chegaremos a todos os municípios de São Paulo, num coroamento desse processo” , disse Bizon Neto.

O jornalista e educador Gilberto Dimenstein, fez a primeira palestra do dia — “Como transformar uma cidade numa escola”— , abordando as experiências do Catraca Livre, site do qual é o idealizador, unindo comunicação e educação para formar sociedades mais inovadoras e inclusivas. A palestra seguinte ficou a cargo do economista Marcos Barcellos, da divisão de Cloud Computing, do Google Brasil, que abordou o tema acessibilidade, inovação e inclusão digital, fazendo analogias entre as soluções do Google e o trabalho realizado pelo Acessa SP.

Premiação

Em “Monitor Destaque”, foram premiados os três monitores que atingiram excelência no desenvolvimento das atividades e no cumprimento das normas do Programa. Todos os mais de 1.100 monitores ativos concorreram automaticamente, divididos entre oito grupos regionais. Os vencedores foram Fabrícia de Oliveira, de Bariri (1ª colocada), Pedro Matos Carvalho Teixeira, de Marília (2ª colocado) e Carlos Elizandro Corrêa, de Américo Brasiliense (3º colocado).

Na categoria “Rede de Projetos”, foram premiados os três melhores projetos desenvolvidos pelos projetistas no Programa Acessa SP. A vencedora foi Rosana Cristina dos Santos, de Agudos, com o projeto Consultoras e Revendedoras Online. A segunda colocada foi Elisângela Aparecida de Souza, de Marabá Paulista – Centro, com o projeto Vivendo, Vendo e Ouvindo. Em terceiro lugar ficou Edil Queiroz De Araujo, Ribeirão Grande, com o projeto RGM (Ribeirão Grande em Mapas).

A categoria “Vereador Digital” premiou o vereador José Augusto Cavalcante Navas, de Descalvado, que, por meio de projetos e ações, promoveu a inclusão digital e o acesso à tecnologia em municípios conveniados com o Programa Acessa SP. Ao todo foram 17 vereadores inscritos.

Na categoria “Prefeito Parceiro” foi conhecido o administrador, em cujo município exista ao menos uma unidade do Programa, que cumpra rigorosamente  convênio e apresente propostas de incentivo ao Acessa SP. Concorreram 28 prefeitos do Estado e o vencedor foi o prefeito de Barão de Antonina, Sílvio Carniato de Melo.

Na avaliação final, Carlos Correia, de Américo Brasiliense,ficou com o terceiro lugar do pódio estadual. Acima dele, em segundo, Pedro Matos, de Marília. A vencedora foi Fabrícia de Oliveira, de Bariri.

Para Pedro Matos, que atende em média de 50 a 70 pessoas por dia, foi um importante prêmio não só para ele como para toda a comunidade de Marília, um reconhecimento público do trabalho desenvolvido graças ao apoio da Prefeitura de Marília que oferece a infra-estrutura adequada propiciando também o desenvolvimento de outros Projetos de inclusão digital e social como o “Telecentro Marília 3ª Idade na Era Digital” que oferece cursos para a população da 3ª idade.

“Gostaria de dizer também que não teria conseguido este prêmio sem a ajuda de nossa equipe do AcessaSP, composta também por André Cibantos e Mônica Caniato”, disse Pedro.

Noticia com-apoio-da-prefeitura-municipal-rotaract-club-de-marilia-de-dirceu-realiza-oficinas
Há 4 dias
Com apoio da Prefeitura Municipal, Rotaract Club de Marília de Dirceu realiza oficinas culturais para imigrantes em iniciativa voltada para integração
Noticia arte-urbana-evento-cultural-projeto-cores-das-ruas-acontece-em-marilia-neste-domingo